Mostrar el registro sencillo del ítem
Um olhar sobre o ensino e aprendizagem da geometria
dc.contributor.advisor | Gravina, Maria Alice | pt_BR |
dc.contributor.author | Conte, Katilene Grilo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-02-07T01:19:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/37099 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho lança um olhar sobre a situação do ensino da geometria no final do Ensino Fundamental. Para isto foi aplicado um questionário a uma turma de 9º ano e identificamos que os alunos se encontram nos níveis da visualização e análise do modelo de desenvolvimento de pensamento geométrico proposto por Van Hiele. Também foi feita uma análise dos conteúdos de geometria de uma coleção de livros de Matemática para o ensino fundamental (6º ao 9º ano) e procuramos identificar situações em que a abordagem didática pode favorecer a construção do pensamento geométrico. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to take a look at the situation of the teaching of geometry in the secondary school. Using a questionnaire, it was analyzed the students comprehension of geometry taking the Van Hiele model of geometric reasoning as a theoretical framework. It was also carried out an analysis of the geometry subject in a collection of books of mathematics for secondary education (6 to 9 year) with the purpose of find out didactical situations that favor the construction of geometric thinking. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Livro didático : Análise | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Matemática : Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Geometry | en |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Textbooks | en |
dc.title | Um olhar sobre o ensino e aprendizagem da geometria | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000819855 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (36529)Tesinas Matemática (388)