Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaercher, Gládis Elise Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.authorMonteiro, Deise Rafaela Scheffelpt_BR
dc.date.accessioned2012-01-18T01:20:49Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36525pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento na Educação Infantil. Investiga como o professor que atua com crianças até os seis anos, pode oferecer um espaço de leitura e escrita em sua sala de aula. Para elucidar essas questões buscou-se o referencial teórico de Magda Soares e Regina Scarpa, entre outras estudiosas da educação infantil e o letramento. Os principais objetivos da pesquisa foram conhecer como acontece a alfabetização e o letramento, antes do ensino fundamental e no que isto irá repercutir no desenvolvimento dos alunos. A pesquisa apoiou-se na descrição de um diário de campo realizado em uma turma de Jardim B com crianças de aproximadamente cinco a seis anos de idade em uma escola de Educação Infantil pública municipal de Sapiranga. A partir dos dados observou-se a importância de um espaço lúdico, onde o professor possa deixar que o aluno descubra a sua visão do mundo escrito e apóia-lo nesta descoberta, afim de oferecer suporte para suas curiosidades acerca desta questão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleAlfabetização e letramento na educação infantil : oferecendo um espaço de acesso à leitura e escrita antes do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000818231pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples