Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Joseanapt_BR
dc.date.accessioned2012-01-13T01:20:25Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/36338pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é fazer uma breve retomada histórica acerca da implantação dos Ciclos de Formação nas escolas municipais de Porto Alegre/RS, bem como analisar as representações de docentes sobre os Ciclos na atualidade. A pesquisa ancora-se no campo dos Estudos Culturais em Educação, operando com os conceitos de representação, identidade e currículo. A análise apóia-se, centralmente, nos estudos de Stuart Hall e Tomaz Tadeu da Silva. Participaram desta pesquisa, docentes atuantes no 1° Ciclo de Formação de uma escola de Ensino Fundamental da rede pública municipal. Foram realizadas quatro entrevistas semi-estruturadas e, a partir do corpus produzido através delas, foram elencados dois eixos de análise: das experiências sobre os ciclos: retomando para entender; e das escutas e da produção de significados. Foi possível localizar na fala das entrevistadas elementos que apontam a formação de novas identidades de escola municipal, após 15 anos de implantação dos Ciclos de Formação na primeira escola em Porto Alegre; entretanto, os elementos também assinalam que não se encontra em funcionamento todo o previsto no projeto constante no Caderno 9, documento organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Assim, em meio as mudanças acarretadas por esta (re)organização curricular, nota-se que as representações de escola ciclada carregam marcas de um antigo modelo de escola.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino público municipalpt_BR
dc.titleCiclos de formação : uma análise culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000817583pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples