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dc.contributor.advisorWitt, Regina Rigattopt_BR
dc.contributor.authorBraga, Fabrício Soarespt_BR
dc.date.accessioned2012-01-03T01:18:49Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35965pt_BR
dc.description.abstractOs princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde estão imbricados com a proposta de Humanização e Acolhimento. Logo, uma pesquisa sobre o acolhimento na Atenção Primária de Saúde possui a finalidade de promover a reflexão das práticas dos Profissionais de Saúde. O presente estudo tem como objetivo conhecer a percepção dos usuários da atenção primária sobre o processo de acolhimento na unidade básica de saúde da família. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório que contou com a participação de onze usuários da unidade de Estratégia de Saúde da Família Santa Tereza. As informações foram coletadas na forma de entrevista semi-estruturada, gravadas e conduzidas pelo próprio pesquisador, no primeiro semestre de 2011, na referida ESF. Após, procedeu-se a Análise de Conteúdo que constou da transcrição das entrevistas, leitura exaustiva de cada uma delas, agrupamento das unidades de sentido. Os resultados foram agrupados em quatro categorias. Quanto à experiência do acolhimento em comparação com outros atendimentos, os usuários referiram maior satisfação, agilidade, atenção, e interesse por parte dos profissionais da ESF Santa Tereza do que em outros serviços que não possuem o processo de acolhimento; na resolutividade do processo de acolhimento, os usuários relataram que existe resolutividade no acolhimento, indicando uma satisfação em relação ao atendimento de suas demandas, os indivíduos obtêm resposta imediata às suas queixas, o que lhes proporciona um alívio e diminuição de ansiedade; quanto ao acolhimento como forma de organização do trabalho, os usuários referem a questão da diminuição de filas e do tempo de espera para atendimento, acesso mais rápido às consulta e exames; nos limites do acolhimento, os usuários não conseguem atendimento devido à delimitação de horário do acolhimento. Concluiu-se que a questão da diminuição de filas e do tempo de espera para atendimento, o acesso agilizado à consulta e aos exames evidenciam a efetividade no decorrer do processo de acolhimento. Os entrevistados referiram a capacidade da equipe da ESF de estabelecer prioridades, proporcionando segurança no decorrer do acolhimento. Como recomendação para o serviço, sugere-se rever o horário do acolhimento, pois a limitação prejudica os usuários.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAcolhimento : Saúdept_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectAcesso aos serviços de saúdept_BR
dc.titlePercepção do usuário da atenção primária sobre o acolhimento em unidade de saúde da famíliapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000816440pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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