Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Sandro Rech dapt_BR
dc.date.accessioned2011-12-09T01:19:20Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/35279pt_BR
dc.description.abstractQuando se analisa a maneira como transcorre o diálogo entre professor e aluno, podem ser observadas lacunas no que se refere aos aspectos emocionais da interação. De maneira geral, os professores tendem a se afastar das emoções para que sobressaia a razão, a lógica e os aspectos cognitivos, demonstrando antagonismo entre ensino e emoções. O presente trabalho buscou analisar as interações entre professor e aluno do ponto de vista das emoções positivas e negativas existentes no cotidiano escolar. Para tanto, foram criadas, com base na literatura, categorias de possíveis emoções positivas e negativas em momentos de sala de aula. A pesquisa realizada foi de ordem qualitativa, em que relatórios de estágio, de alunos da disciplina de Estágio de Docência em Biologia, foram analisados. A partir dessa análise, foram retirados fragmentos dos relatos que se enquadrassem nas categorias criadas. Os resultados mostraram que o predomínio de emoções negativas geralmente está nas práticas de professores titulares, enquanto a maior prevalência de emoções positivas está presente nos relatos de professores estagiários. As análises referentes a esses resultados mostram que as emoções positivas favorecem o aprendizado, sendo fundamental o estabelecimento de um vínculo afetivo, bem como o bom humor nas interações entre professores e alunos. Dessa forma, seria justo repensar o modelo dos cursos de formação, tendo em vista que a relação entre ensino e emoções não é um assunto freqüente nas disciplinas dos cursos de licenciatura.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783101pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples