O processo de ensino e aprendizagem : a importância das emocões nas interações sociais em sala de aula
Fecha
2010Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Quando se analisa a maneira como transcorre o diálogo entre professor e aluno, podem ser observadas lacunas no que se refere aos aspectos emocionais da interação. De maneira geral, os professores tendem a se afastar das emoções para que sobressaia a razão, a lógica e os aspectos cognitivos, demonstrando antagonismo entre ensino e emoções. O presente trabalho buscou analisar as interações entre professor e aluno do ponto de vista das emoções positivas e negativas existentes no cotidiano escolar. ...
Quando se analisa a maneira como transcorre o diálogo entre professor e aluno, podem ser observadas lacunas no que se refere aos aspectos emocionais da interação. De maneira geral, os professores tendem a se afastar das emoções para que sobressaia a razão, a lógica e os aspectos cognitivos, demonstrando antagonismo entre ensino e emoções. O presente trabalho buscou analisar as interações entre professor e aluno do ponto de vista das emoções positivas e negativas existentes no cotidiano escolar. Para tanto, foram criadas, com base na literatura, categorias de possíveis emoções positivas e negativas em momentos de sala de aula. A pesquisa realizada foi de ordem qualitativa, em que relatórios de estágio, de alunos da disciplina de Estágio de Docência em Biologia, foram analisados. A partir dessa análise, foram retirados fragmentos dos relatos que se enquadrassem nas categorias criadas. Os resultados mostraram que o predomínio de emoções negativas geralmente está nas práticas de professores titulares, enquanto a maior prevalência de emoções positivas está presente nos relatos de professores estagiários. As análises referentes a esses resultados mostram que as emoções positivas favorecem o aprendizado, sendo fundamental o estabelecimento de um vínculo afetivo, bem como o bom humor nas interações entre professores e alunos. Dessa forma, seria justo repensar o modelo dos cursos de formação, tendo em vista que a relação entre ensino e emoções não é um assunto freqüente nas disciplinas dos cursos de licenciatura. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Ciencias Biológicas (1354)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License