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dc.contributor.advisorAntunes, Elaine di Diegopt_BR
dc.contributor.advisorPinheiro, Ivan Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBedin, Erika Penapt_BR
dc.date.accessioned2011-11-17T01:18:35Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34496pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho refere-se ao estudo de competências necessárias para o desenvolvimento de gestores envolvidos em processo negocial nas universidades públicas federais brasileiras. Aborda-se no referencial teórico as competências no processo negocial na administração pública, ramificando-se em: negociação na administração pública, competência como ferramenta de gestão e competências no processo negocial. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, um estudo de caso, realizado na Universidade Federal do ABC (UFABC), uma Universidade nova, com possibilidades de construir um modelo novo de ensino superior, totalmente interdisciplinar. Teve como objetivo geral identificar as competências necessárias para o desenvolvimento de gestores envolvidos em negociação tendo em vista a estrutura da Universidade ser nova e diferenciada. Foram utilizadas como técnicas de coleta: entrevistas semi-estruturadas baseadas em questionário, análise de materiais institucionais coletados e observação da pesquisadora através de vivência na organização. Os participantes da pesquisa foram dois gestores que participam com frequência de processo negocial. O principal aspecto favorável ao desenvolvimento de competências identificado pelos entrevistados foi a coerência. Além disso, foram identificadas algumas competências existentes bem como lacunas a serem desenvolvidas como a liderança, a empatia e o discernimento.pt_BR
dc.description.abstractThis paper refers to the study skills needed for developing managers involved in the negotiation process in the Brazilian federal public universities. This study focuses on the theoretical skills in the negotiation process in public administration in branching out: negotiating in public administration, competency as a tool of management and skills in the negotiation process. This was a qualitative study, a case study, conducted at the Federal University of ABC (UFABC), a new University, with opportunities to build a new model of higher education, fully interdisciplinary. It aimed to identify the skills needed for developing managers involved in negotiations with a view to the University structure is new and different. Were used as data collection techniques: semi-structured interviews based on questionnaires, review of institutional materials collected by the researcher's observation and experience of the organization. Survey participants were two managers who participate frequently in the negotiating process. The main aspect in favor of the development of skills identified by respondents was consistent. Furthermore, we identified some existing skills and gaps to be developed as leadership, empathy and understanding.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrazilian Federal Universityen
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectTradingen
dc.subjectGestor públicopt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.subjectCompetencyen
dc.titleCompetências necessárias para o desenvolvimento de gestores envolvidos em processo negocial em universidades federais brasileiras : o caso da Universidade Federal do ABC-UFABCpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782933pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


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