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dc.contributor.advisorLopes, Fernando Diaspt_BR
dc.contributor.authorBarbosa, Cristian Santospt_BR
dc.date.accessioned2011-11-17T01:18:34Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34491pt_BR
dc.description.abstractO objetivo central do presente estudo é analisar o clima organizacional e verificar o grau motivacional dos gestores e colaboradores, ou seja, dos fatores que contribuem para a satisfação ou insatisfação no trabalho dos mesmos, para com isso apresentar proposições apontando a inserção das técnicas de negociação e da Negociação Coletiva como instrumento de gestão de pessoas. A partir dessa necessidade foi elaborado um questionário, o qual foi aplicado aos colaboradores e gestores para análise de percepção dos colaboradores quanto aos fatores liderança, comunicação e motivação, visando sugerir ações que venham contribuir para uma melhor condução dos processos de mudanças que venham ocorrer no órgão e identificar os tipos de conflitos presentes nas relações de trabalho. A partir de LUZ( 1995) e de outros autores, obteve-se a base teórica sobre a qual se constituiu o estudo, onde conclui-se que para identificar o clima organizacional de um órgão público, deve-se analisar várias dimensões, que podem ser divididas em fatores. Os dados obtidos através da pesquisa evidenciaram os fatores que geram tanto a satisfação dos colaboradores e gestores quanto aos que geram insatisfação, mostrando que a prática de gestão de pessoas ainda é incipiente, que há dificuldades de comunicação entre os níveis hierárquicos do hospital, impactando o exercício de liderança, que o nível motivacional dos respondentes está aquém de suas expectativas, uma vez que esses se sentem sub-valorizados e que as políticas e práticas de RH não conseguem, por si só, garantir um clima organizacional que atenda as expectativas dos funcionários. Desta forma, o estudo poderá contribuir com a direção do hospital para a implantação de programas específicos de motivação ou mudanças a serem implementadas e implantação da negociação coletiva como forma de sustentação para o dialogo para achar a solução mútua de um problema de importância para ambos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegociação coletivapt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleA negociação coletiva como instrumento de gestão de pessoas após a analise da realização profissional entre funcionários do hospital municipal de Campos Belospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782825pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciapt_BR


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