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dc.contributor.advisorBressani, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBobermin, Mariane Paulapt_BR
dc.date.accessioned2011-11-12T01:20:05Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34408pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre o estudo de um colúvio localizado na RS-115, entre os km 23+400 e 23+600, e que, atualmente, serve de leito para a rodovia. Esta massa de solo se apresenta em constante processo de rastejo, sendo formada pela alteração da encosta proveniente de rochas vulcânicas da Formação Serra Geral e assente sobre o arenito da Formação Botucatu. Este tipo de talude está geralmente ligado a processos de instabilização, que normalmente são agravados pelos altos níveis pluviométricos que ocorrem na estação chuvosa do clima subtropical de altitude, no qual está inserido o colúvio. Aconteceram estudos na área por parte da empresa Azambuja Engenharia e Geotecnia Ltda., no ano de 1998, e pelo engenheiro Alexandre Nichel, no ano de 2010, através da realização de sua dissertação. Nestes estudos ocorreram investigações geotécnicas que contribuíram para a execução desta pesquisa, bem como a sugestão de uma solução de estabilização dos movimentos do colúvio: implantação de drenos sub-horizontais e poço para coleta das águas. Neste trabalho foi ampliada a pesquisa sobre o solo coluvionar e foi analisada a resposta do colúvio quanto à implantação do sistema de drenagem, através do programa SEEP/W, que permite a análise do fluxo de água no terreno através do Método dos Elementos Finitos. Fizeram-se considerações sobre a anisotropia do solo em relação aos valores de condutividade hidráulica vertical e horizontal, e a ocorrência de camadas mais pedregulhosas entre a massa coluvionar. Os resultados das análises do programa SEEP/W foram transferidas para o programa SLOPE/W, que verificou a estabilidade do talude, através do Método do Equilíbrio Limite. Com isso concluiu-se que a presença de camadas pedregulhosas na massa coluvionar facilita a drenagem e portanto apresentou menores níveis d’água e pressões. Já a anisotropia quanto à condutividade hidráulica influencia na resposta da encosta apresentando maiores níveis d’água no terreno e maiores pressões, porém que não foram significativas ao caso estudado. Ao final pode-se afirmar que o sistema de drenagem sugerido por Nichel (2011) respondeu de maneira positivas às propostas sugeridas neste trabalho, apresentando fatores de segurança quanto a estabilidade maiores que 1,3.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleEstudo geotécnico de um colúvio da rodovia RS/115: simulação de fluxo d’águapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000789732pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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