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dc.contributor.advisorCybis, Helena Beatriz Bettellapt_BR
dc.contributor.authorDalprá, Gabriela Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2011-11-12T01:19:58Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/34388pt_BR
dc.description.abstractOs grandes centros urbanos estão com sua expansão territorial comprometida e, mesmo com essa limitação, continuam recebendo pessoas de outras localidades que neles se instalam. Com a constante necessidade de locomoção da população, as vias urbanas das grandes cidades sofrem congestionamentos que se agravam ao longo do tempo. A responsabilidade da ocorrência desse fenômeno nas grandes cidades não é exclusiva do volume veículos que trafega na via, mas também do comportamento de quem os conduz: os motoristas. Nesse trabalho é abordada a importância das diversas características dos condutores e seu comportamento nas vias, utilizando o software de microssimulação Synchro. O trabalho analisa a sensibilidade do modelo devido à variação de parâmetros que influenciam de forma direta os resultados de simulação. Esse trabalho apresenta os três tipos de simulação de tráfego, macro, meso e microssimulação, e suas principais diferenças. Num segundo momento, o trabalho direciona-se ao pacote de microssimulação Synchro/SimTraffic, apresentando os parâmetros de codificação e considerações sobre suas aplicações. Para a obtenção de resultados expressivos, é necessário conhecer os elementos básicos que compõem uma rede de tráfego, como layout, nós, vias e volume de tráfego, e conhecer a forma como os veículos trafegam nela, seus movimentos longitudinais e transversais. As características do modelo passíveis de calibração são apresentadas, direcionadas aos principais parâmetros que influenciam diretamente os resultados da simulação, de forma simplificada. Apresenta-se um comparativo entre o software de microssimulação utilizado e outros programas disponíveis no mercado, mostrando seu uso em diversos estudos. As etapas seguintes constituíram-se na definição da rede estudada, dos parâmetros de entrada e de saída analisados, bem como na técnica de análise de simulação para avaliação de parâmetros individuais e combinação de motoristas. Após a apresentação dos resultados obtidos através das simulações, são feitas considerações finais que encerram o trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleAnálise de sensibilidade do modelo Simtraffic aos parâmetros de caracterização do perfil dos motoristaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000789701pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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