Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.contributor.authorJustino, Guilherme Jancowski de Avilapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-27T01:18:30Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33564pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo das possibilidades de convergência existentes entre os meios de comunicação tradicionais (representados pelo jornal), o webjornalismo e as mídias digitais (simbolizadas por três diferentes suportes tecnológicos). O objetivo é identificar características que evidenciem o interesse das empresas de comunicação em investir em novos mercados criados a partir de novas tecnologias de informação – e a partir daí analisar se o conteúdo jornalístico produzido nas redações sofre ou não alterações adequadas à vigente fase da multiplicidade da oferta. O estudo é realizado sob o viés da economia política da comunicação, perspectiva voltada essencialmente para a análise da aplicação das relações de poder expressadas no mercado. Nesse contexto, examina-se reportagens publicadas por Zero Hora e zerohora.com nos aparelhos eletrônicos Kindle (um e-reader), iPad (um tablet) e smartphones a fim de aferir, através de observação participativa, se o material é concebido de maneira diferenciada para cada uma das plataformas em que o jornal está disponível.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents a study of the existing possibilities of convergence between the traditional media (depicted by the newspapers), webjournalism and digital media (represented by three different technological supports). The objective is to identify characteristics that reveal the interest of communication companies on investments in new markets created by new technologies of information – and from there check if the journalistic content produced in newsrooms undergoes appropriate changes. The study is guided by the theory of political economy of communication, mainly focused on the analysis of power relations expressed on markets. In this context, reports published by Zero Hora and zerohora.com are analyzed in the electronic devices Kindle (an e-reader), iPad (a tablet) and smartphones in order to examine, through participant observation, if the content is planned in different manners to each of the platforms in which the newspaper is available.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJournalistic convergenceen
dc.subjectEconomia política da comunicaçãopt_BR
dc.subjectZero Hora (Jornal)pt_BR
dc.subjectMultiplatform distributionen
dc.subjectPolitical economy of communicationen
dc.titleJornalismo na fase da multiplicidade da oferta : uma análise do conteúdo multiplataforma publicado por Zero Horapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000789824pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples