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dc.contributor.advisorKowarick, Adriana Coelho Borgespt_BR
dc.contributor.authorLaux, Karen Michellept_BR
dc.date.accessioned2011-10-27T01:18:18Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33542pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho refere-se à representatividade das rendas oriundas dos estádios, direitos de transmissão de televisão e marketing na receita total dos dois principais clubes de futebol do Rio Grande do Sul: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e Sport Club Internacional. Através de pesquisa exploratória e bibliográfica e de entrevistas em profundidade com profissionais de marketing esportivo, procuramos saber se a estratégia de equilibrar essas três fontes de receita dentro dos clubes de futebol está sendo praticada e qual a importância que a área de marketing está tendo nos clubes atualmente. Num primeiro momento, conceituamos o marketing esportivo no Brasil e no mundo e apresentamos historicamente os clubes que farão parte da pesquisa. A seguir, explicamos em detalhes o que é esse equilíbrio de receitas e descrevemos como é importante os clubes de futebol adotarem uma estratégia de ação, pensar num planejamento de longo prazo e manter a inovação como diferencial em suas práticas de marketing. Por fim, saberemos que Grêmio FBPA e SC Internacional ainda não tem uma equação proporcional de renda nas três variáveis citadas, mas que as perspectivas para aumento de receitas, vindas principalmente da área de marketing, são boas para ambos os clubes para os próximos anos.pt_BR
dc.description.abstractThis study deals with the representativeness of revenues from the stadiums, broadcasting rights for television and marketing in total revenue of the two main soccer clubs of Rio Grande do Sul: Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense and Sport Club Internacional. Through the exploratory research and literature and interviews with sports marketing professionals, we intend to know if the strategy to balance these three sources of revenue within the soccer clubs has been practiced and how important is the marketing area on this clubs today. In a first moment, we conceptualize the sports marketing in Brazil and around the world and historically present clubs that will be part of the research. The following part, explains in details what is this balance of revenue and describes how important it is to the soccer clubs to adopt a strategy of action, think of a long-term planning and maintain innovation as a competitive edge in their marketing practices. Finally, we will know that SC Internacional and Gremio FBPA still have not a proportional equation of income in the three variables mentioned, although the prospects for increased revenues, coming mainly from the marketing area, are good for both clubs for the next years.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports marketingen
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectMarketing strategiesen
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectSoccer clubs managementen
dc.titleO tripé do marketing esportivo como diferencial competitivo dos clubes do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMoritz, Adriano Budopt_BR
dc.identifier.nrb000789998pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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