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dc.contributor.advisorTezzari, Mauren Lúciapt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Carla Rejane Santospt_BR
dc.date.accessioned2011-10-22T01:18:36Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/33289pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal analisar o papel do jogo e do brincar baseado em uma proposta lúdica de ensino, destacando as suas implicações dentro do processo de inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na escola pública. Também procurou se identificar a intencionalidade das atividades lúdicas aplicadas, pelos professores em sala de aula nas turmas que apresentam alunos com necessidades educativas especiais, e o seu envolvimento com esta prática de ensino. Buscou-se pesquisar sobre o espaço interno e externo do ambiente escolar onde são promovidas as brincadeiras, com as turmas, se são apropriados e adequados analisando juntamente a participação dos alunos com necessidades educativas especiais durante as interações nas atividades relacionadas com o brincar dentro da rotina escolar. O campo de investigação duas escolas: uma escola de educação infantil do município de Gravataí em que estão matriculados alunos com necessidades educativas especiais e uma escola da rede municipal de Cachoeirinha. Na busca de dados para responder as questões que orientam a pesquisa, foram realizadas entrevistas com as professores que atuam nas referidas escolas. Foram propostas questões relacionadas com o cotidiano do brincar dentro do contexto escolar da realidade pública.Também foram feitas observações nas turmas investigadas, nos momentos de atividades lúdicas e em recreios. Foi possível observar que os professores, em seus posicionamentos evidenciados nas entrevistas realizadas, são favoráveis à inclusão escolar. Os resultados das entrevistas constataram também a importância do ato de brincar para a criança com necessidades educativas especiais considerando o estabelecimento de vínculos com os colegas, as interações e a aprendizagem. Outro aspecto importante do trabalho refere-se à leitura e análise dos projetos políticos pedagógicos das duas escolas, a fim de aprofundar a pesquisa, conhecer melhor a realidade das instituições e identificar pontos de sintonia com o aporte teórico do presente trabalho. Este trabalho tem como referenciais teóricos estudos sobre o brincar, a ludicidade e jogo dos seguintes autores: Tizuko Morchida Kishimoto, Gilles Brougére, Friederic Froebel, Vygotsky, Tânia Ramos Fortuna, Edda Bontempo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleO jogo e o brincar na promoção da inclusão de crianças com necessidades educativas especiais na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000726052pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivospt_BR


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