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dc.contributor.advisorSilva, Edenilson Bomfim dapt_BR
dc.contributor.authorLorenz, Renata Héliapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-15T01:18:11Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32960pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa as experiências de profissionais envolvidos com as tarefas de preceptoria da Residência Multiprofissional em Saúde na área de fisioterapia. Foi elaborado como Trabalho de Conclusão do Curso em Práticas Pedagógicas em Serviços de Saúde promovido pelo Grupo Hospitalar Conceição em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Através da pesquisa realizada, buscou-se teorizar a prática, através de um processo reflexivo. A pesquisa é de cunho qualitativo exploratório e foi realizada no programa de Residência Integrada em Saúde do GHC, município de Porto Alegre, RS. O objetivo principal é estudar as experiências de preceptores da Residência Multiprofissional, enquanto ação educativa na área da saúde. Apresentamos um breve relato histórico das residências multiprofissionais em saúde no Brasil, a partir dos anos 70, até a criação da RIS/GHC. Contextualizamos a inserção da fisioterapia nos programas de Residência Multiprofissional e analisamos questões relativas à residência, formação profissional, preceptoria, experiência e currículo. Foi empregado um roteiro de entrevista semi-estruturado para preceptores/orientadores da RIS/GHC, abordando aspectos como as experiências vivenciadas pelos profissionais, dificuldades na realização das tarefas e a formação e preparação necessárias para a preceptoria, considerando o seu Projeto Político Pedagógico. As entrevistas foram gravadas em áudio e após transcrevê-las, foram divididas em unidades de análise e categorias para posterior análise de conteúdo. As categorias temáticas centrais foram o currículo,integralidade, a capacitação permanente, a formação profissional e o perfil do preceptor. Posteriormente, foram identificadas semelhanças e diferenças com as pesquisas realizadas nas áreas profissionais de serviço social e nutrição e as experiências entre estes núcleos profissionais são comparadas. São observadas muitas categorias em comum, como o papel do preceptor, currículo e formação profissional, demonstrando sintonia e unidade entre os preceptores das diferentes áreas e ênfases. Poucas diferenças apareceram, como por exemplo a categoria da educação permanente, que surgiu com maior ênfase na fisioterapia, mas acredita-se que este seja um assunto de interesse de todos os profissionais, apenas não aparecendo com mais destaque nas demais categorias pela falta de exploração direta do assunto pelos pesquisadores. Finalmente, foram elencadas as descobertas e ganhos com a pesquisa, observando a necessidade de novas pesquisas sobre questões relacionadas à formação de preceptores e que aprofundem o conhecimento sobre as experiências de residências multiprofissionais, pois no decorrer deste estudo foram encontradas poucas publicações que tratassem diretamente sobre estes temas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectResidênciapt_BR
dc.subjectGrupo Hospitalar Conceição.pt_BR
dc.titlePapel do preceptor na residência multiprofissional interdisciplinares na formação do residente : experiência da fisioterapiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000760548pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação em Serviços de Saúdept_BR


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