Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Márcia Ivana de Lima ept_BR
dc.contributor.authorPereira, Mateus da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2011-10-12T01:18:38Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32879pt_BR
dc.description.abstractA primeira parte deste estudo analisa, de forma comparada, “O Sobrado”, capítulo do romance histórico gaúcho O Continente (1949), por sua vez parte da trilogia O tempo e o vento, e sua adaptação cinematográfica, O Sobrado (1956), com o objetivo principal de estabelecer relações entre a caracterização do protagonista, Licurgo Cambará, e a representação da história. Seguindo a mesma metodologia, a segunda parte do trabalho analisa o romance Netto perde sua alma (1995) e sua adaptação cinematográfica homônima, com o objetivo principal de estabelecer relações entre a caracterização do protagonista, o general Antônio de Souza Netto, e a representação do passado. Levando em consideração o contexto de produção das obras, esta pesquisa também investiga a representação do gaúcho evidenciada pela caracterização dos protagonistas. As análises utilizam uma abordagem interdisciplinar, com ferramentas dos domínios da literatura e do cinema. Dentre estas, destacam-se a abordagem de cunho sociológico, que prima pela análise da representação da história como a pré-condição do presente, conforme os conceitos de Georg Lukács, e as de cunho textual, centradas na autorreflexividade e na problematização do ato de narrar, principalmente conforme as propostas de Linda Hutcheon e de Seymour Menton. Este trabalho também objetiva propor uma análise das adaptações cinematográficas que ultrapasse a discussão da fidelidade do filme em termos exclusivamente centrados no enredo do livro, propondo outros elementos de análise tais como a mise-en-scene, a fotografia, a edição, o som, etc., conforme os estudos de Robert Stam e David Bordwell. O estudo conclui que há mudanças significativas nas caracterizações de Licurgo e Netto, tanto nas adaptações dos livros para o cinema, como na forma de caracterização dos protagonistas com o passar de aproximadamente meio século, com desdobramentos e consequências para a representação do passado encontrada nestas obras, o que, em certa medida, sugere sua identificação com algumas tendências características de seu tempo.pt_BR
dc.description.abstractThe first part of this study analyzes, using a comparative approach, "O Sobrado", a chapter from the historical novel from the State of Rio Grande do Sul entitled O Continente (1949), itself part of the trilogy O tempo e o vento, and its film adaptation, O Sobrado (1956), aiming at establishing relations between the characterization of the main character, Licurgo Cambará, and the representation of history. Following the same methodology, the second part of this work analyzes the novel Netto perde sua alma (1995) and its homonymous film adaptation, especially aiming to establish relations between the characterization of the main character, general Antônio de Souza Netto, and the representation of the past. Taking into account the context of production of these novels and films, this study also intends to investigate the representation of the gaucho implied by the characterization of the main characters. The close analysis draws on a cross-disciplinary approach, including tools from the domain of literature and cinema. This study particularly uses a sociological approach to literature, which values analyses of the representation of history as the pre-condition of the present, according to the definitions developed by Georg Lukács, as well as a text-based one, focused on the self-reflexivity and the problematization of the act of telling, especially as proposed by Linda Hutcheon and Seymour Menton. It is also the aim of this study to analyze film adaptations so as go beyond a discussion of how faithful the movie was to the novel exclusively focused on its plot, thereby including other elements, such as mise-en-scene, photography, editing, and sound in the debate, especially according to the work developed by Robert Stam and David Bordwell. The study concludes that there have been significant changes in the characterizations of Licurgo and Netto, both in the adaptation of the books to the cinema and in the way the main characters were characterized over a period of approximately half a century, with implications and consequences for the representation of the past found in these works, which, to a certain extent, suggests how they relate to some trends and features that are characteristic of their time.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectErico Verissimoen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectTabajara Ruasen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectComparative literatureen
dc.subjectLiteratura e cinemapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectAdaptação para cinemapt_BR
dc.subjectCinemaen
dc.subjectVeríssimo, Érico, 1905-1975. O continente : Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectRuas, Tabajara, 1942-. Netto perde sua almapt_BR
dc.subjectCritica e interpretacaopt_BR
dc.subjectPersonagempt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectGaúchopt_BR
dc.titlePassado a limpo : a caracterização do protagonista e a representação da história em " O sobrado", de Erico Verissimo, e "Netto perde sua alma", de Tabajara Ruas, e em suas adaptações cinematográficaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000787058pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples