Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorMenegat, Alessandropt_BR
dc.date.accessioned2011-10-08T01:18:08Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32787pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma organização para os conteúdos de Química para o primeiro ano do Ensino Médio. Para atingir este objetivo, seguirá os seguintes referenciais: os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Lições do Rio Grande. Optou-se por propor a organização do currículo não a partir dos temas estruturadores, como o fazem os referenciais anteriormente citados, mas nos moldes da estrutura dos livros didáticos. Para discutir as diferentes possibilidades e propor uma organização diferenciada, serão analisados quatro dos cinco livros indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) do ano de 2012. As estruturas dos capítulos dos livros estão dispostas em tabelas, e os comentários a cada livro foram feitos segundo os objetivos definidos para o ensino de Química nos PCNs. Os conteúdos de Química para o primeiro ano estão baseados nas habilidades/competências indicadas pelas Lições do Rio Grande. No item 5.2 procurou-se evidenciar a ligação entre os conteúdos estabelecidos na proposta deste trabalho e sua correspondência com as Lições do Rio Grande.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de química : Ensino médiopt_BR
dc.titleOrganização do currículo para o primeiro ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784864pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples