Show simple item record

dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Clarissa dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2011-09-30T01:17:22Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32286pt_BR
dc.description.abstractTendo como aporte teórico a História Cultural, a área da Linguagem e os Estudos Culturais, esta pesquisa pretende visibilizar os significados e as apropriações que crianças de um 3º ano do Ensino Fundamental constroem sobre os traçados das letras que circulam na sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de cunho etnográfico, em uma escola pública de Porto Alegre, no qual os caminhos investigativos foram observações e entrevistas com os alunos. Os materiais empíricos gerados com a turma possibilitaram a construção de três eixos. Primeiramente, são apresentados os distintos traçados de letras presentes na sala de aula - letra de forma maiúscula, letra de forma minúscula e letra cursiva – identificados em dois principais suportes de escrita – os cadernos e os netbooks. No segundo, inventariações dos significados e apropriações das crianças diante das justificativas sobre fazer uso de um traçado de letra em detrimento de outro compõem dois grupos: por um lado, a estética e a legibilidade da letra e, por outro, a funcionalidade da letra. Por fim, são apresentadas algumas relações entre essas escolhas e a marca identitária “ser aluno/a”. As considerações apontam os efeitos da inserção de netbooks na sala de aula como um novo artefato de escrita. Outra ênfase ressalta o disciplinamento que a escola parece produzir nas escrituras das crianças quando elege uma única letra manuscrita como padrão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.title"Tem que ser emendado, sora?" : um estudo dos traçados das letras em uma turma de 3º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786667pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record