Simulação de atendimento e realização de exames em um laboratório de análises clínicas
Fecha
2010Autor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho faz uso da simulação de eventos discretos para modelar a rotina de trabalho de um laboratório de análises clínicas, visando prover informações que auxiliem a empresa a otimizar a utilização de seus recursos e reduzir o tempo de espera dos clientes. Enquanto contribuição acadêmica, o trabalho apresenta um roteiro para a simulação de serviços, colaborando para aumentar a exploração desta ferramenta. A modelagem do sistema abrangeu as principais etapas do processo do laboratório e os ...
Este trabalho faz uso da simulação de eventos discretos para modelar a rotina de trabalho de um laboratório de análises clínicas, visando prover informações que auxiliem a empresa a otimizar a utilização de seus recursos e reduzir o tempo de espera dos clientes. Enquanto contribuição acadêmica, o trabalho apresenta um roteiro para a simulação de serviços, colaborando para aumentar a exploração desta ferramenta. A modelagem do sistema abrangeu as principais etapas do processo do laboratório e os dados necessários foram obtidos através de observação e registros históricos. Concluiu-se, neste estudo de caso, que há ociosidade na recepção, podendo haver aumento de até 34% na carga de trabalho; e que dois atendentes são necessários nas etapas de coleta e preparação, que suportam assim, respectivamente, aumentos de 60% e 40% na demanda. A modelagem se mostrou representativa e útil à tomada de decisão no laboratório. ...
Abstract
This work uses discrete event simulation to model the operation of a clinical biochemistry laboratory. The goal is to provide information that aids the company to manage its resources and to reduce customers’ waiting time. Academically, this paper contributes to the exploration of simulation in the services sector. The main steps of the process were modeled according to historical and collected data. This case study demonstrates that there is idle time in the reception of clients and that this ...
This work uses discrete event simulation to model the operation of a clinical biochemistry laboratory. The goal is to provide information that aids the company to manage its resources and to reduce customers’ waiting time. Academically, this paper contributes to the exploration of simulation in the services sector. The main steps of the process were modeled according to historical and collected data. This case study demonstrates that there is idle time in the reception of clients and that this step of the process can maintain current service levels with an increase of 34% in the demand. In collection, two operators are necessary and they are able to support an increase of up to 60% in demand. In preparation of blood samples, two operators are able to support an increase of up to 40% in demand. Finally, the model revealed itself as useful for decision-making processes regarding capacity planning. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36819)Tesinas Ingenierías (5760)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License