"Por que perder tempo cantando em sala de aula?" : princípios para um programa de educação musical
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar pressupostos teóricos da educação musical, pensando num programa de ensino musical mais significativo e abrangente. Trata-se de um tema importante no contexto atual da educação musical, tendo em vista a sua obrigatoriedade, atentando para o novo lugar que ocupará nos programas escolares. Para o estudo, foram importantes os conceitos de infância de Montandon (2001) e estudos na área da educação musical de Sloboda (2008), Maffioletti (2004) e Swanwick (2003). ...
Este estudo tem por objetivo analisar pressupostos teóricos da educação musical, pensando num programa de ensino musical mais significativo e abrangente. Trata-se de um tema importante no contexto atual da educação musical, tendo em vista a sua obrigatoriedade, atentando para o novo lugar que ocupará nos programas escolares. Para o estudo, foram importantes os conceitos de infância de Montandon (2001) e estudos na área da educação musical de Sloboda (2008), Maffioletti (2004) e Swanwick (2003). Ressalto a infância como produtora de cultura e a compreensão da música como uma produção da cultura infantil no contexto do desenvolvimento cognitivo e social da criança. Através da pesquisa bibliográfica apresento a educação musical sobre três enfoques: o desenvolvimento cognitivo musical, as aprendizagens vinculadas às experiências musicais, a musicalidade como um traço humano e os fundamentos para o ensino de música. Esta pesquisa poderá auxiliar em reflexões sobre a importância de um programa que aborde a música como um conteúdo específico. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License