Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 190-209 de 564
-
Educação [em tempo] integral : a contribuição do Programa Mais Educação - PME à comunidade escolar em um município da Serra Gaúcha/RS
(2018) [Tese]Esta tese insere-se na linha de pesquisa “Educação científica: processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa”, e, neste caminho, investiga as contribuições do Programa Mais ... -
Educação especial e educação integral : um estudo de caso sobre as interfaces em uma escola pública
(2019) [Dissertação]A pesquisa situa-se no campo das políticas de educação integral e de educação especial e tem por objetivo compreender e analisar as interfaces entre a educação integral e a educação inclusiva em uma escola pública de Porto ... -
Educação especial e inclusiva : saberes e prática dos docentes licenciados em matemática do município de Canoas
(2019) [Dissertação]Esta pesquisa teve como propósito verificar, junto aos professores de Matemática do Município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre do estado do Rio Grande do Sul, suas visões sobre a teoria e a prática da educação ... -
A educação integral como possibilidade para as problemáticas do século XXI : uma nova educação, para uma nova ciência e um novo ser humano
(2017) [Dissertação]O século XXI vem apresentando inúmeros desafios para a humanidade, vivemos em um mundo marcado pela desigualdade social, pela degradação ambiental, pelo materialismo e individualismo, onde uma ética baseada na lógica do ... -
A educação integral e a iniciação científica : interfaces e desenvolvimento pleno
(2020) [Dissertação]A presente pesquisa tem por objetivo compreender e refletir sobre as relações entre a Educação Integral (EI), a ampliação do tempo e a Iniciação Científica (IC). Nesta perspectiva, investiga-se como uma proposta de EI, no ... -
Educação integral e educação científica : seus entrelaçamentos nas velas do Velho Chico
(2023) [Dissertação]A presente pesquisa dedica-se a ampliar as reflexões sobre: Educação Integral (EI), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), um dos seus macrocampos “Iniciação Científica e Pesquisa” e as interseções com a Educação Integral ... -
Educação médica em áreas rurais : contribuições para a formação médica e a equidade em saúde
(2023) [Tese]O Brasil, a partir da constituição de 1988, propôs a si mesmo a nobre mas difícil tarefa de encarar a saúde de sua população como um direito universal e assumir, como papel do Estado, o dever de prover o necessário para ... -
Educação museal e enfoque CTS : reflexões sobre a prática educativa no Museu Entomológico Fritz Plaumann
(2018) [Dissertação]A presente dissertação foi orientada com o objetivo geral de refletir sobre a mediação humana como recurso da Educação Museal, a partir do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) com vistas à alfabetização Científica ... -
A educação para as relações étnico-raciais na formação docente : uma análise dos currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas do Rio Grande do Sul
(2023) [Dissertação]A presente pesquisa discute e analisa o currículo dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Instituições de Educação Superior públicas do Rio Grande do Sul (RS) e as implicações da Educação das Relações ... -
Educação química em discurso, ou sobre um modo de olhar para a prática da educação química
(2015) [Tese]Esta tese analisa o discurso produzido no campo da Educação Química. Assumindo os saberes e conhecimentos gestados por meio desse campo à atualidade da educação escolarizada da disciplina Química, busca-se colocar em pauta ... -
Efeitos da introdução das TICs no ensino de ciências na educação básica
(2013) [Dissertação]A Sociedade da Informação, segundo alguns autores, caracteriza os inúmeros desafios que as tecnologias da informação e comunicação (TICs) podem impor às estruturas sociais. Atualmente, muitos desses desafios adentram os ... -
Efeitos dos programas de iniciação científica e Ciência sem Fronteiras na Pós-graduação Stricto Sensu Brasileira : um olhar sobre o egresso
(2020) [Tese]O presente trabalho apresenta uma breve descrição das políticas públicas: Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programa Ciência sem ... -
Elementos do ensino superior : o livro didático, a biblioteca e a química geral teórica
(2018) [Dissertação]Esta dissertação se propôs a investigar o livro didático no Ensino Superior, através do tripé alunos-biblioteca-professores. O objetivo geral do trabalho foi pesquisar qual a contribuição dos livros didáticos universitários ... -
Elementos organizadores da aprendizagem em atividades de monitoria como estratégia pedagógica para o ensino de ciências no nível fundamental
(2014) [Tese]Resumo não disponível -
O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
(2023) [Dissertação]A presente dissertação apresenta uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e embasou-se na criação de um ... -
Em busca do lugar da educação ambiental na Corsan: a constituição do sujeito multiplicador ambiental
(2017) [Dissertação]A reverberação do discurso da problemática ambiental, que emergiu na década de 60, tem como um dos seus efeitos o desenvolvimento de Políticas Públicas ambientais para combater a “crise” do desenvolvimento propagada pelos ... -
A emersão da interdisciplinaridade no ensino médio politécnico : relações que se estabelecem de forma colaborativa na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem à luz das tecnologias de informação e comunicação
(2015) [Tese]A presente tese constitui-se em uma pesquisa de natureza netnográfica, considerando-se uma ramificação de um estudo de caso de cunho etnográficoqualitativo, já que utilizaram-se os meios social e virtual para a coleta de ... -
Enfoque ciência, tecnologia e sociedade (CTS) : contribuições para a profissionalização docente
(2018) [Tese]O presente trabalho caracteriza a influência do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS – no processo de profissionalização de docentes, em formação inicial e continuada, envolvidos em processos acadêmicos para estudo, ... -
O enfoque CTS na formação docente : contribuições de um processo formativo em uma escola pública
(2021) [Dissertação]A formação continuada contribui para a evolução constante do trabalho docente e permite a construção de conhecimentos para transformar as práticas educativas, auxiliando também na superação das dificuldades encontradas em ... -
Ensinar ciências fazendo ciência : uma experiência na educação básica do semiárido brasileiro
(2016) [Dissertação]Propõe-se com essa pesquisa avaliar a metodologia da investigação científica Ensinar Ciências fazendo Ciência no contexto da prática, numa perspectiva de construção de paradigmas de ensino na educação básica. Trata-se de ...