• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Multidisciplinar
  • Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Multidisciplinar
  • Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 212-231 de 401

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      Identidade, trabalho e aposentadoria : estudo com trabalhadoras aposentadas de uma fundação pública 

      Augusto, Magda Maria (2016) [Tese]
      Este estudo discute como o trabalho influencia a construção da identidade e quais suas consequências frente à aposentadoria. Os sujeitos desta pesquisa são servidoras aposentadas de uma agência pública de fomento à ciência ...
    • Thumbnail

      Impacto do estágio de docência sobre o ensino de graduação de bioquímica 

      D'Ávila, Paulo Gilberto Simões (2007) [Dissertação]
      Durante a análise investigativa, duas temáticas foram ressaltadas: tema e projetos. Ambos, em sua maioria, foram propostos pelos alunos do programa de pós-graduação em Bioquímica. Todos os professores envolvidos nos projetos ...
    • Thumbnail

      Impactos da pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da educação básica : do processo de reflexão às transformações no ensino brasileiro 

      Silva, Vidiane Casimiro da (2015) [Dissertação]
      Este trabalho procurou investigar o impacto do crescimento da Pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da Educação básica que atuam na rede pública de ensino do Distrito Federal (DF), avaliando ...
    • Thumbnail

      Os impactos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID/CAPES) na formação do professor de física do Rio Grande do Sul 

      Darroz, Luiz Marcelo (2016) [Tese]
      Nos últimos anos, o debate sobre a formação de professores tem demonstrado que o magistério se tornou complexo e diversificado, e, nesse contexto, a profissão da docência já não se resume mais na mera transmissão de ...
    • A implantação de clubes de ciências nas escolas do campo : uma ferramenta complementar na melhoria da qualidade do ensino de ciências 

      Catardo, Luciana da Silva (2018) [Dissertação]
      Este estudo apresenta uma pesquisa sobre a ausência de laboratórios de ciências nas Escolas do Campo, o impacto que a falta deles causa na aprendizagem do ensino de ciências e que alternativas podem ser utilizadas para a ...
    • A importância das metodologias e do trabalho grupal no desenvolvimento do pensamento científico no ensino de química 

      Fehlberg, Eduarda Borba (2019) [Dissertação]
      Essa dissertação apresenta resultados de uma intervenção em sala de aula realizada em uma escola particular da região Metropolitana de Porto Alegre. Fizeram parte da investigação 16 professores, uma orientadora pedagógica ...
    • Indicadores e procedimentos de monitoramento e avaliação de desempenho complementares aos utilizados pelo sistema de avaliação da Capes : área Ciências Biológicas II 

      Gheno, Ediane Maria (2019) [Tese]
      Os indicadores aplicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para monitorar e avaliar a qualidade e o desempenho dos Programas de Pós-Graduação brasileiros fornecem importantes informações ...
    • Thumbnail

      A influência da iniciação científica sobre a pós-graduação : um estudo de caso sobre tempo, idade de titulação e produção científica 

      Lima, Luciana Gasparotto Alves de (2016) [Dissertação]
      A Iniciação Científica (IC) possibilita a introdução do estudante de graduação na investigação científica, conduzindo-o mais cedo à Pós-Graduação. A pesquisa tem por objetivo investigar as diferenças entre titulados da ...
    • A influência da pós-graduação na carreira de gestão, planejamento e infra-estrutura em ciência & tecnologia, no âmbito de uma instituição pública brasileira de fomento à pesquisa científica e tecnológica 

      Morgantti, Patricia Amelia Olano (2019) [Tese]
      A presente tese busca verificar qual é a influência, no desempenho técnico individual e nas equipes de trabalho, da pós-graduação stricto sensu (Mestrado e/ou Doutorado) realizada pelos Analistas em Ciência e Tecnologia ...
    • Thumbnail

      Influência de projetos pedagógicos interdisciplinares na atividade física habitual e no estado nutricional de escolares do ensino fundamental 

      Carlan, Carolina Braz (2016) [Dissertação]
      Diante do elevado número de crianças e adolescentes apresentando o sedentarismo, sobrepeso e obesidade, é fundamental que temas envolvendo a promoção da saúde sejam integrados no contexto escolar. Devido aos hábitos ...
    • Thumbnail

      Influência do Projeto Prelúdio na constituição da trajetória social dos seus alunos 

      Paz, Marisa Dutra (2017) [Dissertação]
      Este trabalho foi elaborado a partir do estudo desenvolvido no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O estudo busca, ...
    • Thumbnail

      Influência do sistema de avaliação da CAPES na qualidade dos programas de pós-graduação 

      Melo, Maria Amelia Aragão (2011) [Dissertação]
      Reflexões são propostas sobre o Sistema de Avaliação da Pós-Graduação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) desde 1976, sua evolução e questões que têm sido discutidas pela comunidade ...
    • A iniciação científica no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul : um estudo de caso sobre a participação dos estudantes nas Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão 

      Santana, Alex Miranda (2020) [Dissertação]
      Esta pesquisa apresenta como problema de investigação como ocorre o processo de pesquisa científica, pelos alunos de Cursos Técnicos e Superiores, participantes das Mostras de Pesquisa, Ensino e Extensão do Instituto Federal ...
    • A inserção das mulheres na ciência : efeito de um dispositivo de visibilidade 

      Pereira, Juliana Cardoso (2019) [Tese]
      Esta tese analisa um movimento que tem ocorrido na contemporaneidade que visibiliza as mulheres que adentram o campo das ciências exatas (Matemática, Química, Biologia, Engenharias, etc). Como forma de entender este ...
    • Thumbnail

      A inserção de profissionais de educação física em ambientes de saúde 

      Gonçalves, Alana Martins (2015) [Tese]
      Ao mesmo tempo em que a expansão do campo da Educação Física parece significar efeitos positivos em relação à carreira profissional e em termos de disciplina, também pode significar um aumento da medicalização e dos ...
    • Interação radiação e matéria : propostas didático-experimentais estimulando o senso crítico-criativo 

      Sartori, Paulo Henrique dos Santos (2008) [Dissertação]
      Resumo não disponível
    • A interação universidade-indústria e institutos de pesquisa e desenvolvimento-indústria no contexto da Lei de Informática : estudo quanto aos efeitos na capacitação científica e tecnológica dos atores 

      Silva, Hamilton José Mendes da (2019) [Tese]
      A competitividade e o desenvolvimento econômico das Nações fundamentam-se crescentemente na capacidade de inovar do setor produtivo, fruto direto dos esforços em P&D e da disponibilidade de recursos humanos com elevada ...
    • A interdisciplinaridade no ensino de ciências da natureza na perspectiva de duas escolas públicas da região do litoral norte do Rio Grande do Sul 

      Oliveira, Ana Paula Santellano de (2019) [Dissertação]
      A presente pesquisa teve a intenção de investigar um estudo realizado com seis professores da área das Ciências da Natureza do Ensino Médio de duas Escolas Públicas Estaduais, localizadas na Região Litoral Norte do RS, ...
    • Interfaces disciplinares : ensaios e teorizações de práticas educativas para integrar disciplinas no ensino de ciências 

      Tamanini, Tiago Amador (2018) [Tese]
      A pesquisa relatada nesta tese de doutorado contempla alguns dos princípios educativos envolvidos ao se estabelecerem interfaces disciplinares como uma ação didático-pedagógica no ensino de Ciências. Para tal, acompanhou-se ...
    • Thumbnail

      A interferência do ritmo biológico no rendimento escolar de pré-adolescentes de uma escola do Município de Esteio/RS 

      Barin, Isabella Loureiro (2011) [Dissertação]
      Os seres vivos convivem com processos rítmicos como as estações do ano, fases da lua e o ciclo dia e noite. Durante o período de 24 horas do dia, observa-se que há oscilações de temperatura corporal, freqüência cardíaca, ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta coleçãoAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Google+
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS