• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Multidisciplinar
  • Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Multidisciplinar
  • Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título

  • 0-9
  • A
  • B
  • C
  • D
  • E
  • F
  • G
  • H
  • I
  • J
  • K
  • L
  • M
  • N
  • O
  • P
  • Q
  • R
  • S
  • T
  • U
  • V
  • W
  • X
  • Y
  • Z

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 266-285 de 401

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      Um panorama da evolução da modalidade Mestrado Profissional no Sistema Nacional de Pós-Graduação 

      Silva, Priscila Albertasse Dutra da (2016) [Tese]
      O Mestrado Profissional (MP) é modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada, como o próprio nome diz, para o aperfeiçoamento profissional, seja na formação de professores, de pessoal da área técnica, da saúde, das ...
    • Panorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidos 

      Ferreira, Mariane de Souza (2020) [Dissertação]
      Esta dissertação apresenta um levantamento do estudo do conhecimento referente aos 80 trabalhos publicados pelo PIBID/Química UFRGS, a partir do ano de 2009 até fevereiro de 2018. Busca-se caracterizar os principais recursos ...
    • Thumbnail

      O pão, o vinho e a cachaça : um estudo envolvendo os saberes populares na região do Alto Uruguai Gaúcho 

      Venquiaruto, Luciana Dornelles (2012) [Tese]
      A presente pesquisa – em que se optou por estudar saberes populares relacionados à produção do pão, da cachaça e do vinho – pretende ser uma contribuição para estudos do campo do currículo. Ao se problematizar e ampliar ...
    • Thumbnail

      Papel da educação física : tema transversal em saúde 

      Azambuja, Cati Reckelberg (2014) [Tese]
      Diante da perspectiva de que saúde se faz na escola, a Educação em Ciências pode ser pensada como a responsável pelo estudo de Temas Transversais, como o da Saúde. O objetivo deste estudo foi contextualizar o desenvolvimento ...
    • Thumbnail

      O papel da formação em pesquisa no ensino médio profissionalizante e sua relevância para o profissional técnico em química atuante na indústria 

      Sousa, Aline Batista de (2015) [Dissertação]
      Desde a sua criação no Brasil, em 1809, a partir do Colégio Real de Fábricas no Rio de Janeiro, o ensino técnico do país veio passando ao longo dos anos por mudanças sensíveis e profundas em seu conceito. Se, naquela época, ...
    • Thumbnail

      Parques tecnológicos e centralidades urbanas : o caso do Tecnopuc na região metropolitana de Porto Alegre 

      Hauser, Ghissia (2016) [Tese]
      O objetivo central deste trabalho é analisar as relações entre parques tecnológicos, cidade e região por meio do estudo de caso do parque tecnológico Tecnopuc, situado na Região Metropolitana de Porto Alegre. Busca-se ...
    • Thumbnail

      Pedagogia, cultura e mídia : articulações em educação científica 

      Silva, Cristiane Oliveira da (2013) [Dissertação]
      Em uma sociedade regida pelo discurso da ciência, percebe-se a marcante presença dos conhecimentos científicos nos diferentes meios de comunicação e nos diversos espaços de divulgação, como revistas, jornais, televisão, ...
    • A pedagogia da pergunta, o ensino de ciências baseado em investigação e suas contribuições para a educação científica em Pernambuco 

      Araújo, Carlos Wagner Costa (2019) [Dissertação]
      Esta pesquisa nasce de uma trajetória e anseios do pesquisador em conhecer a educação científica dos professores e alunos de uma escola da educação básica e de uma Feira de Ciências no estado de Pernambuco. Assim teve como ...
    • Pensamento e Devir : um caminhar pelo trajeto formativo de professoras de química 

      Silva, Viviane Maciel da (2020) [Tese]
      Este estudo teve como o objetivo capturar modos de aprender em meio às experiências que englobam a formação de professoras de Química. Do acompanhar as licenciandas do IFSUL-CaVG durante os quatro estágios curriculares, ...
    • Thumbnail

      Pensando fora da caixa : uma discussão sobre os novos dispositivos de avaliação, currículo e escola privada 

      Santos, Mariana Stegues Marasca dos (2016) [Dissertação]
      Esta pesquisa busca evidenciar as mudanças da relação da escola básica com a universidade, que passa por transformações tanto curriculares, quanto culturais e também por diferentes modos de legitimação no meio institucional. ...
    • Percepção de alunos do ensino médio quanto ao uso das metodologias ativas no ensino de ciências 

      Silva, Jackson Rubem Rosendo (2019) [Tese]
      A falta de perspectivas de ampliação dos investimentos na rede pública de ensino no Brasil incentiva, de forma dramática, a busca de mecanismos alternativos para o ensino de qualidade, especialmente, na área das Ciências ...
    • Thumbnail

      Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino 

      Silva, Rodrigo Couto Corrêa da (2017) [Dissertação]
      Esta pesquisa tem cunho qualitativo, tendo utilizado a metodologia fenomenológica de estudo de caso e para a análise dos dados o método descritivo. Foi avaliada como as TICs são abordadas e utilizadas no ensino tendo as ...
    • Perspectivas da bolsa pesquisador visitante especial : uma modalidade do Programa Brasileiro Ciência sem Fronteiras 

      Saenger, Emília Carneiro (2019) [Tese]
      A Bolsa Pesquisador Visitante Especial – PVE do Programa Ciência sem Fronteiras – CsF atraiu pesquisadores de diversas instituições do mundo. Foram mais de mil pesquisadores que vieram ao Brasil financiados pelo Conselho ...
    • Thumbnail

      Perspectivas do PROFMAT : política pública em construção 

      Takai, Andréa Midori (2017) [Tese]
      O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é uma iniciativa pioneira da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio de diversas instituições e induzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento ...
    • Thumbnail

      As perspectivas dos alunos no ensino médio politécnico : ensino, aprendizagem, permanência e conclusão da última etapa da educação básica 

      Almeida, Angelita Soares de (2015) [Dissertação]
      O presente estudo é o resultado de pesquisa realizada durante o Mestrado Educação em Ciências: química da vida e saúde, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mesmo consiste na análise reflexiva sobre ...
    • Thumbnail

      A pesquisa no ensino e suas contribuições para a formação interdisciplinar de licenciandos em ciências da natureza 

      Shaw, Gisele Soares Lemos (2018) [Tese]
      A compreensão da complexidade do conhecimento e da realidade requer uma educação diferenciada, que promova a interconexão de saberes e a capacidade de resolver problemas provindos dessa realidade. Para isso, é preciso ...
    • Thumbnail

      O PIBID e a docência na educação física : perspectivas na formação inicial e continuada 

      Jahn, Ângela Bortoli (2015) [Tese]
      A presente tese tem o objetivo de investigar as contribuições do PIBID no processo formativo docente em Educação Física: caracterizando o processo de inserção do Licenciando em Educação Física no cotidiano das escolas da ...
    • Planejamento estratégico à luz da complexidade, do pensamento divergente e da visão prospectiva – avanços na qualidade da gestão : o caso do CNPq 

      Lopes, Rita de Cássia Scardine Assis (2016) [Tese]
      Este trabalho aborda a evolução do Planejamento Estratégico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a ótica da gestão, frente às contínuas mudanças conjunturais do país, e pretende, a ...
    • O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) como política da CAPES para a formação de professores 

      Nepomuceno, Frederico Batista (2019) [Tese]
      A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sempre atuou na área da educação, em especial na pós-graduação stricto sensu, nas modalidades de mestrado e doutorado. Porém, a partir de 2007, ...
    • Thumbnail

      Política educacional : percepções dos estudantes da área de engenharia elétrica e dos coordenadores do Programa Ciências sem Fronteiras 

      Fernández, Eloisa (2016) [Tese]
      Esta tese visa analisar a trajetória dos bolsistas egressos da graduação sanduíche e as avaliações feitas pelos coordenadores das instituições de ensino superior (IES) envolvidas no programa Ciência sem Fronteiras (CsF), ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta coleçãoAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Google+
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS