Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática
dc.contributor.advisor | Garcia, Vera Clotilde Vanzetto | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Katia Alves da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-02T06:02:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31580 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi elaborado para descrever, refletir sobre e aprofundar uma experiência didática que desenvolvi com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. O principal objetivo foi produzir conhecimentos relativos ao triângulo, criando oportunidades para os alunos desenvolverem capacidades de comparar, relacionar, diferenciar, classificar, tirar conclusões e generalizar, chegando a resultados importantes a partir da observação de casos concretos. É importante criar situações pedagógicas que permitam aos educandos visualizar os conceitos, antes de formalizá-los. Nesta perspectiva, este trabalho se apresenta com duplo objetivo: aprofundar estudos a respeito do uso de recursos didáticos no ensino de matemática e apresentar relato de experiência que mostram possibilidades de aplicação destes recursos no ensino dos principais conceitos presentes no estudo dos triângulos. Além de estudos do uso destes recursos didáticos e sobre a matemática dos triângulos, consta no trabalho relatos e avaliação da experiência didática, fatores determinantes para minha reflexão sobre as diversas dinâmicas para ensinar determinados conteúdos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study was designed to describe, reflect on and develop a teaching experience that I developed with students in the 7th grade in a school hall Sapiranga. The main objective was to produce knowledge on the triangle, creating opportunities for students to develop skills to compare, relate, differentiate, classify, draw conclusions and generalize, reaching important results from the observation of concrete cases. It is important to create pedagogical situations that allow students to visualize concepts before formalizing them. In this perspective, this work presents itself with a dual purpose: further studies on the use of educational resources in mathematics teaching and presenting experience reports that show the possibilities of applying these resources in teaching the main concepts in the study of triangles. In addition to studies of the use of teaching resources and on the mathematics of triangles, given reports on the work of teaching experience and evaluation, determining factors for my consideration of the various dynamics to teach certain content. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Triangles | en |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Angles | en |
dc.subject | Teaching practice | en |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Geometric figures | en |
dc.subject | Professor : Formação : Matemática | pt_BR |
dc.subject | Congruence | en |
dc.subject | Learning difficulties | en |
dc.title | Ensino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000783831 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License