Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Vera Clotilde Vanzettopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Katia Alves dapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:02Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31580pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi elaborado para descrever, refletir sobre e aprofundar uma experiência didática que desenvolvi com alunos da 7ª série do ensino fundamental de uma escola municipal de Sapiranga. O principal objetivo foi produzir conhecimentos relativos ao triângulo, criando oportunidades para os alunos desenvolverem capacidades de comparar, relacionar, diferenciar, classificar, tirar conclusões e generalizar, chegando a resultados importantes a partir da observação de casos concretos. É importante criar situações pedagógicas que permitam aos educandos visualizar os conceitos, antes de formalizá-los. Nesta perspectiva, este trabalho se apresenta com duplo objetivo: aprofundar estudos a respeito do uso de recursos didáticos no ensino de matemática e apresentar relato de experiência que mostram possibilidades de aplicação destes recursos no ensino dos principais conceitos presentes no estudo dos triângulos. Além de estudos do uso destes recursos didáticos e sobre a matemática dos triângulos, consta no trabalho relatos e avaliação da experiência didática, fatores determinantes para minha reflexão sobre as diversas dinâmicas para ensinar determinados conteúdos.pt_BR
dc.description.abstractThis study was designed to describe, reflect on and develop a teaching experience that I developed with students in the 7th grade in a school hall Sapiranga. The main objective was to produce knowledge on the triangle, creating opportunities for students to develop skills to compare, relate, differentiate, classify, draw conclusions and generalize, reaching important results from the observation of concrete cases. It is important to create pedagogical situations that allow students to visualize concepts before formalizing them. In this perspective, this work presents itself with a dual purpose: further studies on the use of educational resources in mathematics teaching and presenting experience reports that show the possibilities of applying these resources in teaching the main concepts in the study of triangles. In addition to studies of the use of teaching resources and on the mathematics of triangles, given reports on the work of teaching experience and evaluation, determining factors for my consideration of the various dynamics to teach certain content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrianglesen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectAnglesen
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectGeometric figuresen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.subjectCongruenceen
dc.subjectLearning difficultiesen
dc.titleEnsino e aprendizagem de triângulos : uma experiência didáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783831pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples