Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHandel, Carmen Catarina Silvapt_BR
dc.contributor.authorSausen, Jorge Oneidept_BR
dc.date.accessioned2011-08-26T08:54:07Zpt_BR
dc.date.issued1991pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31345pt_BR
dc.description.abstractEste estudo caracteriza-se como exploratório, tendo sido realizado em quatro organizações de naturezas diferentes com o objetivo de identificar a ideologia, a cultura e o clima organizacionais, procurando entender os valores e comportamentos das organizações e os fatores que influenciam o comportamento de seus membros. Os dados utilizados são resultantes das percepções de 272 pessoas, coletados mediante um questionário que procura levantar a opinião sobre como os agentes organizacionais percebem a sua organização de trabalho e sobre como gostariam que ela fosse, no sentido de satisfazer suas necessidades, seus interesses e aspirações. Os resultados revelam que mesmo se tratando de organizações de naturezas diferentes, as conclusões são muito semelhantes, quer seja na identificação da ideologia, da cultura e do clima organizacionais destas organizações, quer seja na correspondência estabelecida entre esses três elementos nas organizações. Outro resultado importante refere-se à dissertação de percepção referente a ideologia, cultura e ao clima organizacional causada pelas variáveis: grau de escolaridade , tempo de serviço e posição hierárquica,pt_BR
dc.description.abstractThis studg characterizes itself as exploratorg and was effectuated in four organizations of different natures in order to identifg the ideologg, the culture and the corporative climate, trging to understand the vaiues and behaviors of the corporations and the factors which affect the behavior of its members. The used data result from the perceptions of 272 people, collected with a questionnaire that seeks to determine the opinion about how these corporative agents perceive their corporation and about which they'd like it to be, in the sense of satisfging their needs, their interests and aspirations. The results show that, although concerning corporations of different natures, the conclusions are quite similar, as in the identification of the ideologg, culture and corporative climate as in the established correspondence between these three elements in the corporations. Another important result •concerns the differentiation of perception about ideologg, culture and corporative climate caused bg the variables degree of instruction, working stage and hierarchical position.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.titleIdeologia, cultura e clima organizacionais : um estudo exploratório em organizações de naturezas diferentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000114089pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1991pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples