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dc.contributor.advisorMoll, Jaquelinept_BR
dc.contributor.authorVargas, Giordano Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-28T06:58:20Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/299461pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho buscou, a partir da pesquisa de descritores ligados ao tema da decolonialidade nos repositórios digitais das universidades federais da Região Sul do Brasil, especialmente em trabalhos acadêmicos da área de Educação em Ciências, refletir sobre a importância da teoria decolonial no sentido de uma produção acadêmica que se construa contra-hegemônica, ligada ao âmbito da formação de professores. É uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, através da qual construímos uma análise dos trabalhos acadêmicos encontrados, utilizando a metodologia do Estado do Conhecimento. Observamos que, além de serem relativamente recentes, também há um número pequeno de trabalhos relacionados à temática, o que pode indicar num sentido amplo que o pensamento decolonial ainda busca inserção no meio acadêmico, especialmente na área em questão. Foram realizadas aproximações teóricas aos estudos de autores decoloniais, como Edgardo Lander, Zulma Palermo, Walter Mignolo e Catherine Walsh, visando contemplar na discussão possibilidades e perspectivas pedagógicas advindas da crítica ao conhecimento que nos foi imposto ensinar e aprender enquanto colonizados, suscitando a importância de trabalhos acadêmicos que incluam, debatam, consolidem e ampliem elementos do tema decolonialidade na área da Educação em Ciências.pt_BR
dc.description.abstractThis study, based on research into descriptors related to the topic of decoloniality in the digital repositories of federal universities in Southern Brazil, particularly in academic works in the field of Science Education, sought to reflect on the importance of decolonial theory for a counter-hegemonic academic production, linked to the field of teacher education. This is a qualitative, exploratory study, through which we constructed an analysis of the academic works found, using the State of Knowledge methodology. We observed that, in addition to being relatively recent, there is also a small number of works related to the topic, which may indicate, broadly speaking, that decolonial thought is still seeking to establish itself in academia, especially in the field in question. Theoretical approaches were made to the studies of decolonial authors, such as Edgardo Lander, Zulma Palermo, Walter Mignolo and Catherine Walsh, aiming to contemplate in the discussion pedagogical possibilities and perspectives arising from the critique of the knowledge that was imposed on us to teach and learn as colonized people, raising the importance of academic works that include, debate, consolidate and expand elements of the theme of decoloniality in the area of Science Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDecolonialityen
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectRepositórios institucionaispt_BR
dc.subjectDigital repositoriesen
dc.subjectInstituições acadêmicaspt_BR
dc.subjectAcademic productionen
dc.titleDecolonialidade na produção acadêmica em educação em ciências : perspectivas através dos repositórios digitais das universidades federais da região sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001297748pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências - Associação de IESpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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