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dc.contributor.advisorBertotti, Valéria Raquelpt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Bárbara Silvapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-17T07:59:25Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298053pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão do curso tem como objetivo mapear e analisar os projetos de extensão universitária desenvolvidos por cursos de Arquivologia em instituições públicas da região Sul do Brasil, no período de 2020 a 2024. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas complementares: análise documental, análise qualitativa e análise quantitativa. Os dados foram extraídos de anais de eventos e repositórios institucionais, considerando os temas abordados, os públicos envolvidos, as metodologias utilizadas e as formas de divulgação científica presentes nas ações extensionistas. A análise qualitativa foi orientada pelas concepções de extensão e por dimensões analíticas sistematizadas por Cristofoletti e Serafim (2020), com ênfase nos aspectos: quem participa, porque participa, com que propósito, como participam e com quais ferramentas. Os resultados indicam uma predominância de projetos voltados à organização de acervos, educação patrimonial e preservação digital, com forte presença de ações vinculadas à cultura, educação e direitos humanos. Observou-se a centralidade da atuação docente e a limitada presença de estratégias voltadas à comunicação dos resultados. Apesar das limitações impostas pela disponibilidade e padronização das fontes, a pesquisa oferece um panorama representativo das práticas extensionistas em Arquivologia e contribui para a compreensão de seus vínculos com a sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis undergraduate thesis aims to map and analyze university extension projects developed by Archival Science programs at public institutions in the Southern Region of Brazil, between 2020 and 2024. The research was conducted in three complementary stages: document analysis, qualitative analysis, and quantitative analysis. Data were collected from conference proceedings and institutional repositories, considering the themes addressed, target audiences, methodologies used, and forms of scientific dissemination present in the extension activities. The qualitative analysis was guided by extension concepts and analytical dimensions systematized by Cristofoletti and Serafim (2020), with emphasis on the following aspects: who participates, why they participate, for what purpose, how they participate, and with which tools. The results indicate a predominance of projects focused on archival organization, heritage education, and digital preservation, with a strong presence of initiatives related to culture, education, and human rights. The central role of faculty involvement and the limited use of strategies for communicating results were also observed. Despite the limitations imposed by the availability and standardization of sources, the research offers a representative overview of extension practices in Archival Science and contributes to the understanding of their connections with society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise documentalpt_BR
dc.subjectArchival scienceen
dc.subjectArquivopt_BR
dc.subjectUniversity extensionen
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectExtension projectsen
dc.subjectScientific communication and disseminationen
dc.subjectAccess to informationen
dc.titleDa Arquivologia para a sociedade : mapeamento e análise dos projetos de extensão universitária no sul do Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001295162pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationArquivologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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