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dc.contributor.advisorMenezes, Crediné Silva dept_BR
dc.contributor.authorFager, Josépt_BR
dc.date.accessioned2025-09-24T06:55:36Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/297163pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo desenvolver uma metodologia para avaliar a confiabilidade dos artigos da Wikipédia em contextos educacionais, facilitando a análise crítica da informação tanto para estudantes quanto para professores. A pesquisa foca em identificar critérios claros e mensuráveis de confiabilidade, como a densidade de citações, a estrutura dos artigos, a presença de versões em diferentes idiomas e a quantidade de imagens. A partir desses critérios, foi criado um estimador de confiabilidade que permite aplicar esses indicadores de maneira automatizada. Para validar o estimador, foi desenvolvida uma aplicação (WIKITEBI), projetada para uso em ambientes educacionais. Essa ferramenta permite que os usuários usem o estimador para avaliar objetivamente a confiabilidade dos artigos da Wikipédia por meio de indicadores quantitativos. A validação empírica do estimador foi realizada com estudantes de 10 e 11 anos em um ambiente escolar, observando-se uma alta aceitação e percepção positiva em relação à facilidade de uso e à utilidade. Os estudantes compreenderam os indicadores de confiabilidade e demonstraram interesse em utilizar a ferramenta para avaliar artigos criticamente em projetos futuros. Em relação à metodologia, foram realizadas entrevistas com especialistas, uma revisão bibliográfica abrangente e grupos focais para identificar os critérios de confiabilidade que pudessem ser formalizados e sistematizados. Isso permitiu não apenas desenvolver um marco teórico sólido, mas também gerar uma ferramenta que automatiza o processo de avaliação, facilitando sua aplicação em contextos educacionais. Os resultados do estudo oferecem importantes contribuições teóricas e práticas. No plano teórico, foi introduzido o conceito de versões em diferentes idiomas como um indicador-chave de confiabilidade, uma abordagem inovadora não explorada anteriormente. No plano prático, a implementação do estimador oferece uma solução concreta para a necessidade de ferramentas automatizadas que promovam a alfabetização informacional no uso da Wikipédia. Isso reforça a utilidade do projeto na informática educacional e destaca seu potencial para ser adaptado a outros níveis educacionais e plataformas colaborativas. Por fim, o estudo identificou diversas linhas de pesquisa futuras, como a expansão da validação empírica para diferentes grupos etários e contextos educacionais, a integração de ferramentas de inteligência artificial para aprimorar a automação na avaliação da confiabilidade, o desenvolvimento de critérios específicos para diferentes temáticas de artigos e a possibilidade de adaptar a ferramenta para novas plataformas colaborativas. Essas propostas ressaltam o caráter inovador e flexível da metodologia, bem como sua capacidade de evoluir com as novas necessidades tecnológicas e educacionais.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio tiene como propósito de desarrollar una metodología para evaluar la confiabilidad de los artículos de Wikipedia en contextos educativos, facilitando el análisis crítico de la información tanto para estudiantes como para docentes. La investigación se enfoca en identificar criterios claros y mensurables de confiabilidad, como la densidad de citas, la estructura de los artículos, la presencia de versiones en diferentes idiomas y la cantidad de imágenes. A partir de estos criterios, se creó un estimador de confiabilidad que permite aplicar estos indicadores de manera automatizada. Para implementar el estimador, se desarrolló una aplicación (WIKITEBI), diseñada para su uso en entornos educativos. Este estimador permite a los usuarios evaluar objetivamente la confiabilidad de los artículos de Wikipedia mediante indicadores cuantitativos. La validación empírica del estimador se realizó con estudiantes de 10 y 11 años en un entorno escolar, observándose una alta aceptación y percepción positiva respecto a la facilidad de uso y la utilidad. Los estudiantes comprendieron los indicadores de confiabilidad y mostraron interés en utilizar la herramienta para evaluar artículos de manera crítica en proyectos futuros. En cuanto a la metodología, se realizaron entrevistas con especialistas, una revisión bibliográfica exhaustiva y grupos focales para identificar los criterios de confiabilidad que pudieran ser formalizados y sistematizados. Esto permitió no solo desarrollar un marco teórico sólido, sino también generar una herramienta que automatiza el proceso de evaluación, facilitando su aplicación en entornos educativos. Los resultados del estudio ofrecen importantes aportes teóricos y prácticos. A nivel teórico, se introdujo el concepto de versiones en diferentes idiomas como indicador clave de confiabilidad, un enfoque innovador no explorado anteriormente. En el plano práctico, la implementación del estimador ofrece una solución concreta a la necesidad de herramientas automatizadas que promuevan la alfabetización informacional en el uso de Wikipedia. Esto refuerza la utilidad del proyecto en la informática educativa y destaca su potencial para ser adaptado a otros niveles educativos y plataformas colaborativas. Finalmente, el estudio identificó diversas líneas de investigación futuras, como la expansión de la validación empírica a diferentes grupos etarios y contextos educativos, la integración de herramientas de inteligencia artificial para mejorar la automatización en la evaluación de la confiabilidad, el desarrollo de criterios específicos para distintas temáticas de artículos y la posibilidad de adaptar la herramienta a nuevas plataformas colaborativas. Estas propuestas subrayan el carácter innovador y flexible de la metodología, así como su capacidad para evolucionar con las nuevas necesidades tecnológicas y educativas.es
dc.description.abstractThis study aims to develop a methodology for evaluating the reliability of Wikipedia articles in educational contexts, facilitating critical information analysis for both students and teachers. The research focuses on identifying clear and measurable reliability criteria, such as citation density, article structure, the presence of versions in different languages, and the number of images. Based on these criteria, a reliability estimator was created to apply these indicators in an automated manner. To validate the estimator, an application was developed (WIKITEBI), designed for use in educational environments. This tool allows users to apply the estimator to objectively assess the reliability of Wikipedia articles using quantitative indicators. The empirical validation of the estimator was conducted with 10- and 11-year-old students in a school environment, revealing high acceptance and positive perceptions regarding ease of use and utility. The students understood the reliability indicators and expressed interest in using the tool to critically evaluate articles in future projects. Regarding the methodology, interviews with experts, an extensive literature review, and focus groups were conducted to identify reliability criteria that could be formalized and systematized. This approach not only enabled the development of a solid theoretical framework but also resulted in a tool that automates the evaluation process, making it easier to apply in educational contexts. The study’s findings provide significant theoretical and practical contributions. Theoretically, the concept of multilingual versions as a key reliability indicator was introduced—an innovative approach not previously explored. Practically, the implementation of the estimator offers a concrete solution to the need for automated tools that promote information literacy in Wikipedia use. This reinforces the project's usefulness in educational computing and highlights its potential to be adapted to other educational levels and collaborative platforms. Finally, the study identified several future research directions, including expanding empirical validation to different age groups and educational contexts, integrating artificial intelligence tools to enhance automation in reliability assessment, developing specific criteria for different article topics, and adapting the tool for new collaborative platforms. These proposals underscore the innovative and flexible nature of the methodology, as well as its capacity to evolve with new technological and educational demands.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRecursos educacionaispt_BR
dc.subjectWikipediaes
dc.subjectRecursos educativoses
dc.subjectConfiabilidadept_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectConfiabilidad de la informaciónes
dc.subjectWikipediaen
dc.subjectEducational resourcesen
dc.subjectInformation reliabilityen
dc.titleAvaliação da confiabilidade de conteúdos na Wikipédia : proposta de um estimador para uso educacionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coCeretta, Gladyspt_BR
dc.identifier.nrb001289576pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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