Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSperb, Tania Marapt_BR
dc.contributor.authorMarques, Fernanda Martinspt_BR
dc.date.accessioned2011-06-21T06:00:00Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29689pt_BR
dc.description.abstractAinda que as crianças façam parte da escola e esta se destine principalmente a elas, suas opiniões acerca dessa instituição raramente são escutadas. Com base na perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, o objetivo deste estudo foi compreender as concepções das crianças acerca da escola de educação infantil. A amostra foi composta por 5 díades de crianças de 5 anos de idade, que frequentavam o último ano de educação infantil. Cenas e consignas previamente organizadas em 3 sessões de brincar foram utilizadas para eliciar episódios compatíveis com os objetivos do estudo. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo temática. Os resultados mostraram que para as crianças a escola de educação infantil é, principalmente, um lugar para brincar, no qual são realizadas atividades específicas, em um espaço físico típico. Esses resultados indicam a importância de se pensar que espaços e oportunidades para brincadeiras estão sendo disponibilizados nas escolas de educação infantil.pt_BR
dc.description.abstractAlthough children are part of the school which is addressed mainly to them, their opinions concerning this institution are rarely heard. Based on the cultural historical perspective of human development, this investigation aimed to comprehend how children conceptualize the preschool. Five 5-year-old dyads enrolled in the last year of the preschool compounded the sample. Scenes and instructions previously organized along three play sessions were used to elicit episodes compatibles with the aims of the study. Thematic content analysis was used to analyze the data. The results showed that for the children the school is mainly a place to play and in which specific activities are carried out in a particular physical space. These results open the discussion on the spaces and the opportunities preschools are actually providing for children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChildren’s conceptionsen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPlayen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSchool activitiesen
dc.subjectBrincadeiras infantispt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.titleConcepções de crianças sobre a escola de educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000777613pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples