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dc.contributor.advisorGouveia, Helga Geremiaspt_BR
dc.contributor.authorBruscato, Danielle Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2025-07-23T08:03:19Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294270pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O período neonatal é um momento considerado de vulnerabilidade à saúde infantil por riscos sociais, ambientais, culturais e biológicos. Desse modo, requer cuidados congruentes, acompanhamento do profissional de saúde e maior vigilância, a fim de garantir um melhor crescimento e desenvolvimento da criança. As ações de educação em saúde são consideradas de suma importância, pois proporcionam a aproximação entre o profissional de saúde, principalmente enfermeiro, e familiares, gestantes e puérperas. O enfermeiro é capacitado para estimular no indivíduo a vontade de mudança de hábitos de cuidado, levando-o a reflexão de suas práticas e fazendo-o perceber a necessidade de ter mais qualidade de vida. Objetivo:Identificar práticas mais ensinadas e as estratégias de educação em saúde usadas pelos enfermeiros relacionadas ao recém-nascido na forma de educação continuada. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A busca foi realizada no período de setembro de 2020 a maio de 2021, nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Para a realização da busca de artigos foram utilizados os seguintes descritores em português, de acordo com os Descritores de Ciências da Saúde: recém-nascido; enfermeiras e enfermeiros; educação em saúde. Utilizou-se operador boleano "AND" visando direcionar a busca ao objetivo proposto pelo estudo. Foram localizados 752 artigos no período de 2017 a maio de 2021, sendo que nove atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: As estratégias de educação usadas pelo enfermeiro nos artigos estudados versaram sobre suporte técnico-prático na amamentação, visita domiciliar, encontro educativo/rodada de conversa, intervenção educativa da teoria pragmática. Os cuidados ensinados/orientados pelo enfermeiro mais frequentes estavam relacionados ao aleitamento materno, higiene corporal/banho e higiene do coto umbilical. Considerações finais: O enfermeiro é considerado fundamental nas práticas mais ensinadas e as estratégias de educação em saúde usadas relacionadas ao recém-nascido na forma de educação continuada, agindo diretamente na promoção, proteção e na prevenção dos agravos à saúde. Notou-se que o enfermeiro atua diretamente na diligência da orientação através da prática, sendo um profissional que facilita o entendimento das pessoas leigas através da escuta ativa, esclarecendo dúvidas, oferecendo cuidado singularizado, e que potencializa a adesão aos cuidados ao recém-nascido embasados pela ciência.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermeiras e enfermeirospt_BR
dc.subjectRecém-nascidopt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.titleEducação em saúde orientada por enfermeiros sobre os cuidados aos recém-nascidos : revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177002pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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