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Educação em saúde orientada por enfermeiros sobre os cuidados aos recém-nascidos : revisão integrativa
| dc.contributor.advisor | Gouveia, Helga Geremias | pt_BR |
| dc.contributor.author | Bruscato, Danielle Tavares | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-07-23T08:03:19Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/294270 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Introdução: O período neonatal é um momento considerado de vulnerabilidade à saúde infantil por riscos sociais, ambientais, culturais e biológicos. Desse modo, requer cuidados congruentes, acompanhamento do profissional de saúde e maior vigilância, a fim de garantir um melhor crescimento e desenvolvimento da criança. As ações de educação em saúde são consideradas de suma importância, pois proporcionam a aproximação entre o profissional de saúde, principalmente enfermeiro, e familiares, gestantes e puérperas. O enfermeiro é capacitado para estimular no indivíduo a vontade de mudança de hábitos de cuidado, levando-o a reflexão de suas práticas e fazendo-o perceber a necessidade de ter mais qualidade de vida. Objetivo:Identificar práticas mais ensinadas e as estratégias de educação em saúde usadas pelos enfermeiros relacionadas ao recém-nascido na forma de educação continuada. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A busca foi realizada no período de setembro de 2020 a maio de 2021, nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Para a realização da busca de artigos foram utilizados os seguintes descritores em português, de acordo com os Descritores de Ciências da Saúde: recém-nascido; enfermeiras e enfermeiros; educação em saúde. Utilizou-se operador boleano "AND" visando direcionar a busca ao objetivo proposto pelo estudo. Foram localizados 752 artigos no período de 2017 a maio de 2021, sendo que nove atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: As estratégias de educação usadas pelo enfermeiro nos artigos estudados versaram sobre suporte técnico-prático na amamentação, visita domiciliar, encontro educativo/rodada de conversa, intervenção educativa da teoria pragmática. Os cuidados ensinados/orientados pelo enfermeiro mais frequentes estavam relacionados ao aleitamento materno, higiene corporal/banho e higiene do coto umbilical. Considerações finais: O enfermeiro é considerado fundamental nas práticas mais ensinadas e as estratégias de educação em saúde usadas relacionadas ao recém-nascido na forma de educação continuada, agindo diretamente na promoção, proteção e na prevenção dos agravos à saúde. Notou-se que o enfermeiro atua diretamente na diligência da orientação através da prática, sendo um profissional que facilita o entendimento das pessoas leigas através da escuta ativa, esclarecendo dúvidas, oferecendo cuidado singularizado, e que potencializa a adesão aos cuidados ao recém-nascido embasados pela ciência. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
| dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_BR |
| dc.subject | Enfermeiras e enfermeiros | pt_BR |
| dc.subject | Recém-nascido | pt_BR |
| dc.subject | Revisão | pt_BR |
| dc.title | Educação em saúde orientada por enfermeiros sobre os cuidados aos recém-nascidos : revisão integrativa | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001177002 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
| dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
| dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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