Aulas 1:1 de inglês online : particularidades de um novo contexto instrucional emergente
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca tratar das particularidades do ensino-aprendizagem de língua adicional em contexto de aulas 1:1 (quando um professor trabalha com um único aluno) para adultos mediadas por novas tecnologias, uma modalidade instrucional que tem ganhado especial relevância para o ensino de línguas adicionais, especialmente a partir da pandemia. Pretende-se articular sobre essa modalidade de ensino a partir do contexto pós-COVID-19, visto que esse momento histórico deu maior visibilidade ...
O presente trabalho busca tratar das particularidades do ensino-aprendizagem de língua adicional em contexto de aulas 1:1 (quando um professor trabalha com um único aluno) para adultos mediadas por novas tecnologias, uma modalidade instrucional que tem ganhado especial relevância para o ensino de línguas adicionais, especialmente a partir da pandemia. Pretende-se articular sobre essa modalidade de ensino a partir do contexto pós-COVID-19, visto que esse momento histórico deu maior visibilidade também aos temas Educação a Distância, Ensino Remoto e aprendizagem mediada por novas tecnologias. Novas formas de ensinar e aprender surgem e outras se adaptam, à luz dos estudos sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino, bem como sobre os chamados Novos Letramentos (Kleiman, 2005; Gee, 1996; Lankshear e Knobel, 2003; 2007). Levando isso em conta, este trabalho se justifica pela necessidade de melhor compreender as implicações da difusão das novas tecnologias na sociedade e na aprendizagem de línguas adicionais. Para tratar do contexto de ensino-aprendizagem que pauta esta pesquisa, alunos de língua adicional em contexto remoto e particular responderam a um questionário que foi elaborado para compreender as suas perspectivas sobre as aulas e sobre as suas experiências de aprendizagem. A partir das respostas coletadas, percebe-se notável preferência pelo uso de novas tecnologias para estudar línguas adicionais, de modo a ter contato com diversos textos e mídias, bem como pelas práticas da oralidade nos momentos de aula. Além disso, os aprendizes preferem o trabalho com textos autênticos no lugar daqueles não-autênticos, e na sua prática cotidiana com a língua têm contato significativo com textos multimodais, especialmente em espaços digitais. Concluímos que a prática autoral do professor particular deve ser desenvolvida em torno de um entendimento profundo sobre o contexto social e de aprendizagem do aluno, e que planejar aulas em modalidade online também significa fazer um planejamento com base nas novas realidades de uso das línguas adicionais em um mundo atravessado pela difusão das novas tecnologias. ...
Abstract
The study article aims to address the teaching and learning of additional language in the context of 1:1 lessons (when one teacher works with one single student) for adults mediated by new technologies. It seeks to articulate about this teaching modality from the post-COVID-19 context, as this historical moment gave greater visibility to the themes of Distance Education, Remote Teaching, and learning mediated by new technologies. New ways of teaching and learning emerge and others adapt, in lig ...
The study article aims to address the teaching and learning of additional language in the context of 1:1 lessons (when one teacher works with one single student) for adults mediated by new technologies. It seeks to articulate about this teaching modality from the post-COVID-19 context, as this historical moment gave greater visibility to the themes of Distance Education, Remote Teaching, and learning mediated by new technologies. New ways of teaching and learning emerge and others adapt, in light of the studies on Information and Communication Technologies (ICT) in teaching, as well as on the so-called New Literacies (Kleiman, 2005; Gee, 1996; Lankshear and Knobel, 2003, 2007). Taking this into account, this study is justified by the need to better understand the implications of the diffusion of new technologies in society and in additional language learning. To address the teaching-learning context that guides this research, students of additional languages in private, remote contexts responded to a survey which was elaborated to understand their perspectives on the lessons and their learning experiences. From the collected responses, there is a notable preference for the use of new technologies to study additional languages, which enables contact with various texts and media, as well as for the oral practices during class time. Moreover, learners prefer working with authentic texts over non-authentic ones, and in their daily practice with the language, they have significant contact with multimodal texts, especially in digital spaces. We conclude that the private teacher's authorial practice should be developed around a deep understanding of the student's social and learning context, and that planning lessons in an online modality also means planning based on the new realities of using additional languages in a world permeated by the diffusion of new technologies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1318)
Este item está licenciado na Creative Commons License
