Mostrar registro simples

dc.contributor.authorDutra, Italo Modestopt_BR
dc.contributor.authorJohann, Stéfano Pupept_BR
dc.contributor.authorPiccinini, Carlos Augustopt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Léa da Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:25Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29293pt_BR
dc.description.abstractA utilização de um referencial construtivista piagetiano para o uso dos mapas conceituais levou à construção de um modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. Esse modelo visa a estabelecer um referencial teórico e metodológico com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos sistemas conceituais (construção de conceitos) de crianças e jovens no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem na escola. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar o design de um banco de dados digital que permita organizar dados de experimentos que usem o modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. A construção desse banco de dados permitirá, além de consultas que façam cruzamentos de dados, o compartilhamento com outros pesquisadores interessados e a adaptação do modelo a outros contextos de aprendizagempt_BR
dc.description.abstractThe use of a constructivist approach to concept maps led to the construction of a model of analysis of conceptualization processes. This model intends to establish a theoretical and practical approach that aims to follow up the development of youngster’s conceptual systems (concept building). This work intends to present the design of a digital database able to organize data of experiments that use the model of analysis to follow up conceptualization processes. The development of this database will allow, besides queries that links significant data, sharing with other researchers and the adaptation of the model to other educational contexts.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. 10 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectDatabaseen
dc.subjectMapa conceitual : Psicologia da aprendizagempt_BR
dc.subjectConcept mapsen
dc.subjectConstrutivismen
dc.titleUma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000760826pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples