Ìgbà Èwe Ni Ẹbùn Ayié : a Comunidade Terreira Ile Axé Iyemonja Omi Olodo e a preservação das infâncias
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2024Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho caminhou com as potências infantis gestadas em uma comunidade tradicional de terreiro de matriz africana, territorializada na Vila São José em Porto Alegre/RS. As infâncias preservadas na Comunidade Terreira Ile Axé Iyemonja Omi Olodo anunciam vivências que ampliam, diversificam e (re)configuram dimensões importantes ao constituir-se com as tradições e costumes de terreiro. Deste encontro, emergem tensionamentos e novas possibilidades epistemológicas à Psicologia do Desenvol ...
O presente trabalho caminhou com as potências infantis gestadas em uma comunidade tradicional de terreiro de matriz africana, territorializada na Vila São José em Porto Alegre/RS. As infâncias preservadas na Comunidade Terreira Ile Axé Iyemonja Omi Olodo anunciam vivências que ampliam, diversificam e (re)configuram dimensões importantes ao constituir-se com as tradições e costumes de terreiro. Deste encontro, emergem tensionamentos e novas possibilidades epistemológicas à Psicologia do Desenvolvimento Humano, com base no compromisso ancestral e na ética de cuidado comunitário. O objetivo deste estudo foi compreender-sentir o terreiro como espaço potencial das infâncias e do brincar - que se manifestam em crianças, adultos, divindades e territórios. A escassez de estudos com foco nos cosmossentidos que abraçam as infâncias em comunidades e povos tradicionais de terreiro justifica este trabalho, uma vez que as dinâmicas comunitárias fornecem novos sentidos e significados às práticas cotidianas. As crianças possuem papeis fundamentais na continuidade, manutenção, criação e recriação dos princípios e valores afrodiaspóricos, fundamentando suas subjetividades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa afroperspectivista desenvolvida através do método de estudo de caso cujo a coleta dos dados contou com: entrevista semi-estruturada à liderança Bàbá Diba de Iyemonjá, observação participante da comunidade e construção de diários de campo. Na análise, conectam-se temáticas e cenas que dão origem a três eixos que vinculam as infâncias, as tradições e o brincar. Por fim, apresentou-se a infancialização (Noguera, 2018) como fruto da potência, valorização, reconhecimento e sustentação que tem como base o acolhimento e o afeto entre todos/as no território. ...
Abstract
This study explored the potential of children in a traditional community of african-origin terreiros located in Vila São José in Porto Alegre, RS. The childhoods preserved in the Ile Axé Iyemonja Omi Olodo Terreiro Community reveal experiences that expand, diversify, and (re)configure important dimensions when constituted by the traditions and customs of the terreiro. From this encounter, tensions and new epistemological possibilities emerge for Human Development Psychology, based on ancestral ...
This study explored the potential of children in a traditional community of african-origin terreiros located in Vila São José in Porto Alegre, RS. The childhoods preserved in the Ile Axé Iyemonja Omi Olodo Terreiro Community reveal experiences that expand, diversify, and (re)configure important dimensions when constituted by the traditions and customs of the terreiro. From this encounter, tensions and new epistemological possibilities emerge for Human Development Psychology, based on ancestral commitment and the ethics of community care. The objective of this study was to understand and feel the terreiro as a potential space for childhood and play - which manifests itself in children, adults, deities and territories. The scarcity of studies focusing on the cosmossentidos that embrace childhoods in traditional terreiro communities and peoples justifies this work, since community dynamics provide new senses and meanings to daily practices. Children play fundamental roles in the continuity, maintenance, creation and recreation of afro-diasporic principles and values, underpinning their subjectivities. This is a qualitative afroperspectivist study developed using the case study method, whose data collection included: a semi-structured interview with the leader Bàbá Diba de Iyemonjá, participant observation of the community and the construction of field diaries. The analysis connects themes and scenes that give rise to three axes that link childhood, traditions and play. Finally, infancialização (Noguera, 2018) was presented as the result of the power, appreciation, recognition and support that is based on the acceptance and affection among everyone in the territory. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Collections
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Humanities (7788)Psychology (725)
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