Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBittencourt, Rita Lenira de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Mariana Lessa dept_BR
dc.date.accessioned2011-05-27T06:00:24Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29195pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa a primeira parte do romance “Suave é a noite” do escritor norte-americano F. Scott Fitzgerald, em sua versão de 1934, e os quadros “Compartment C, Car 193”, de 1938, “New York Movie”, de 1939 e “Nighthawks”, de 1942, do pintor norte-americano Edward Hopper. O objetivo principal é analisar de que maneiras, através dessas duas artes, podemos evidenciar uma descrição do que era os Estados Unidos pós primeira Guerra Mundial. Pata tal, este trabalho foi desenvolvido através da comparação de temas e técnicas recorrentes nas obras de ambos os artistas, utilizando-se de teorias múltiplas, que dialogam com as áreas da estética comparada, tradução, história, psicanálise, cinema, fotografia, literatura, semiótica, pintura e filosofia. Concluiu-se que através dos temas escolhidos e da pesquisa formal realizada pelos artistas, estes apresentam o seu olhar particular, ou a sua tradução dos EUA pós I GM.pt_BR
dc.description.abstractThe following paper analyses the first part of F. Scott Fitzgerald’s novel “Tender is the night” from 1934, and Edward Hopper’s paintings “Compartment C, Car 193” from 1938, “New York Movie” from 1939 and “Nighthawks” from 1942. This paper aims at analyzing how these two art forms present an outlook of post World War I United States. Through comparison of themes and techniques this paper utilizes theories from comparative aesthetics, translation, history, psychoanalysis, cinema, photography, literature, semiotics, painting and philosophy. In conclusion, through the themes and the ways the artists had chosen to express their art they were presenting their view, or translation, of post World War I United States.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectLiteratura e pinturapt_BR
dc.subjectPaintingen
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectUSAen
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectCinemaen
dc.subjectStrangenessen
dc.titleEntre linhas e traços : os Estados Unidos pós guerra de F. Scott Fitzgerald e Edward Hopperpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000775775pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Língua Moderna: Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples