Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSanseverino, Antônio Marcos Vieirapt_BR
dc.contributor.authorLigoski, Priscilapt_BR
dc.date.accessioned2011-05-26T06:00:46Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29149pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo realizar uma leitura da representação do espelho nos contos homônimos de Machado de Assis, Guimarães Rosa e José J. Veiga, a fim de destacar os principais aspectos que contribuem para a significação das obras enquanto participantes da discussão acerca da relação simbólica entre sujeito e imagem especular. Nesse sentido, no conto de Machado de Assis, a questão central está relacionada à revelação da importância atribuída à alma exterior, ou seja, a aparência social é o aspecto dominante. Guimarães Rosa desenvolve o resgate da identidade do ser escondida atrás das máscaras da aparência através da aplicação do método positivo de análise. Já José J. Veiga desloca o foco narrativo para o objeto, de modo a evidenciar a qualidade da alma interior, assumindo-a como algo verdadeiro. Considera-se que o espelho apresenta relação próxima com o tema do duplo, o qual expõe o desdobramento do sujeito entre corpo e consciência de si e pode estar relacionado com o viés fantástico. Portanto, julga-se haver algumas semelhanças e disparidades nas perspectivas de representação dos contos, as quais influenciam na construção e relevância das narrativas.pt_BR
dc.description.abstractThis work has the aim of creating a reading about the mirror’s representation on the homonym short stories of Machado de Assis, Guimarães Rosa e José J. Veiga, in order to point out the main aspects that contribute to texts signification as part of the discussion about the symbolic relation between subject and mirror image. In this sense, on Machado de Assis’ short story, the main point is related to the revelation of importance attached to the exterior soul. Guimarães Rosa develops the identity recover, which was hiding behind the appearance mask, through the practice of a positive method analysis. José J. Veiga dislocates the narrative focus to the object, in order to point out the quality of interior soul, accepting this as something true. It considers that mirror presents a close relation with the double theme, which exposes the person deployment between body and self-consciousness, which can be related to the fantastic theme. Therefore, it assumes having some similarities and differences in the representation’s perspectives, which influences into the narratives’ construction and relevance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectMirroren
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectAppearanceen
dc.subjectExterior soulen
dc.subjectInterior soulen
dc.subjectConsciousnessen
dc.titleImagens no espelho : Machado de Assis, Guimarães Rosa e José J. Veigapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000775958pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples