Marcadores sociais das diferenças nas aulas de Educação Física : narrativas dos(as) estudantes, docentes e gestores(as) da Escola Estadual Abya Yala
View/ Open
Date
2024Author
Type
Title alternative
Social markers of differences in Physical Education classes : narratives of students, teachers and managers at Abya Yala State School
Marcadores sociales de diferencias en las clases de Educación Física : narrativas de estudiantes, docentes y directivos de la Escuela Estatal Abya Yala
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo tem o objetivo de analisar e interrogar as noções de Educação Física dos(as) estudantes do sexto ano do ensino fundamental e demais pessoas da comunidade escolar de uma escola estadual em Porto Alegre/RS, envolvidos(as) em uma pesquisa-ação participante que intencionou desenvolver aulas de Educação Física inspiradas nos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade; assim como as (im)possíveis relações e diálogos desse componente curricular com os marcadores sociais das di ...
Este estudo tem o objetivo de analisar e interrogar as noções de Educação Física dos(as) estudantes do sexto ano do ensino fundamental e demais pessoas da comunidade escolar de uma escola estadual em Porto Alegre/RS, envolvidos(as) em uma pesquisa-ação participante que intencionou desenvolver aulas de Educação Física inspiradas nos pressupostos da decolonialidade e da interculturalidade; assim como as (im)possíveis relações e diálogos desse componente curricular com os marcadores sociais das diferenças. Trata de uma pesquisa-ação participante que utilizou as narrativas orais dos(as) participantes em entrevistas coletivas e individuais como produção de informações. As narrativas trouxeram diferentes concepções e percepções sobre o que é (ou deveria ser) a Educação Física, e qual é (ou deveria ser) o seu lugar na escola. Notamos que a aposta em outras possibilidades de Educação Física, interseccionadas pelos marcadores sociais das diferenças, convidou os(as) estudantes a atravessarem conteúdos e assuntos por eles(as) antes não dialogados e experienciados na escola. ...
Abstract
This study aims to analyze and interrogate the notions of Physical Education of students in the sixth year of elementary school and other people in the school community of a state school in Porto Alegre/RS, involved in a participatory action research that intended to develop Physical Education classes inspired by the assumptions of decoloniality and interculturality; as well as the (im)possible relationships and dialogues of this curricular component with the social markers of differences. It i ...
This study aims to analyze and interrogate the notions of Physical Education of students in the sixth year of elementary school and other people in the school community of a state school in Porto Alegre/RS, involved in a participatory action research that intended to develop Physical Education classes inspired by the assumptions of decoloniality and interculturality; as well as the (im)possible relationships and dialogues of this curricular component with the social markers of differences. It is a participatory action research that used the oral narratives of participants in collective and individual interviews to produce information. The narratives brought different conceptions and perceptions about what Physical Education is (or should be), and what its place is (or should be) in school. We noticed that the investment in other possibilities of Physical Education, intersected by social markers of differences, invited students to go through contents and subjects that they had not previously discussed and experienced at school. ...
Resumen
Este estudio tiene como objetivo analizar e interrogar las nociones de Educación Física de los estudiantes del sexto año de la escuela primaria y de otras personas de la comunidad escolar de una escuela pública de Porto Alegre/RS, participantes en una investigación acción participativa que pretendió desarrollar clases de Educación Física inspiradas en los supuestos de descolonialidad e interculturalidad; así como las (im)posibles relaciones y diálogos de este componente curricular con los marca ...
Este estudio tiene como objetivo analizar e interrogar las nociones de Educación Física de los estudiantes del sexto año de la escuela primaria y de otras personas de la comunidad escolar de una escuela pública de Porto Alegre/RS, participantes en una investigación acción participativa que pretendió desarrollar clases de Educación Física inspiradas en los supuestos de descolonialidad e interculturalidad; así como las (im)posibles relaciones y diálogos de este componente curricular con los marcadores sociales de las diferencias. Es una investigación de acción participativa que utilizó las narrativas orales de los participantes en entrevistas colectivas e individuales para producir información. Las narrativas trajeron diferentes concepciones y percepciones sobre qué es (o debería ser) la Educación Física y cuál es (o debería ser) su lugar en la escuela. Notamos que la inversión en otras posibilidades de la Educación Física, atravesadas por marcadores sociales de diferencias, invitó a los estudiantes a atravesar contenidos y temas que no habían discutido y vivido previamente en la escuela. ...
In
Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília. Vol. 46, e20240039 (2024) 8 p.
Source
National
Collections
-
Journal Articles (42706)Health Sciences (11561)
This item is licensed under a Creative Commons License
