Mostrar registro simples

dc.contributor.authorD'Agord, Marta Regina de Leaopt_BR
dc.date.accessioned2011-05-13T06:00:28Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28991pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo contribuir para a docência universitária e como origem a seguinte questão: se o método psicanalítico estabelece princípios para uma direção de tratamento, qual seria a contribuição do mesmo para os princípios de uma direção psicanalítica de aprendizagens (ou aprendizagem?) na universidade? Trabalha-se com uma transposição do método psicanalítico, elaborado por Freud e Lacan, para o campo da aprendizagem, reconhecendo-se que o primeiro opera sobre o saber inconsciente, enquanto o segundo tem por objeto o conhecimento. As questões abordadas para a formulação de uma direção psicanalítica de aprendizagem são as seguintes: a relação entre saber e conhecimento; a relação entre o saber e o só-depois (Nachträglichkeit) e a experiência dos cartéis nas instituições de formação psicanalítica.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a contribution to university teaching. This study originates from the following question: if the psychoanalytical method establishes principles for a treatment direction, which would be the contribution of this method to the principles of a direction of learning in the university? This research works with a transposition of the psychoanalytical method to the field of learning, recognizing itself that the first one operates on unconscious knowing, as the second has for object knowledge. The relation between knowing and knowledge; the relation between knowing and the retroactivity (Nachträglichkeit), the experience of the institutions of psychoanalytical formation with the group called cartel are questions to a proposal of psychoanalytical direction of learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em revista. Curitiba, PR. N. 36 (jan./abr. 2010), p. 147-161.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsychoanalytical methoden
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectKnowingen
dc.titleAprendizagem e método psicanalíticopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000748952pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples