A resistência contradiscursiva queer : imagens de corpos dissidentes na arte contemporânea
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Assunto
Resumo
Este artigo aborda a questão queer, através desuas aproximações com a história da fotografia ecom a artecontemporânea, especialmente aquela que se apoia no signo fotográfico. A partir do conceito dedispositivo em autores como Michel Foucault e Giorgio Agamben, e da noção de regimes de verdade, trazida por John Tagg, a fotografia e a arte são pensadas como produtoras de contradiscursos que ameaçam as performatividades do corpo historicamente construídas. A análise propõe, ainda, uma reflexão sob ...
Este artigo aborda a questão queer, através desuas aproximações com a história da fotografia ecom a artecontemporânea, especialmente aquela que se apoia no signo fotográfico. A partir do conceito dedispositivo em autores como Michel Foucault e Giorgio Agamben, e da noção de regimes de verdade, trazida por John Tagg, a fotografia e a arte são pensadas como produtoras de contradiscursos que ameaçam as performatividades do corpo historicamente construídas. A análise propõe, ainda, uma reflexão sobreos retrocessos sofridos por artistas ou instituições quando levantam publicamentea questão dos corpos e desejos dissidentes no Brasil dos últimos anos. ...
Abstract
This article addresses the queer issue through its approximations with the history of photography and contemporary art, especially that which relies on the photographic sign. Based on the concept of device, proposed by authors such as Michel Foucault and Giorgio Agamben and the notion of regimes of truth, developed by John Tagg, photography and art are thought of as producers of counter-discourses that threaten the historically constructed performativities of the body. The analysis also propose ...
This article addresses the queer issue through its approximations with the history of photography and contemporary art, especially that which relies on the photographic sign. Based on the concept of device, proposed by authors such as Michel Foucault and Giorgio Agamben and the notion of regimes of truth, developed by John Tagg, photography and art are thought of as producers of counter-discourses that threaten the historically constructed performativities of the body. The analysis also proposes a reflection on the setbacks suffered by artists and institutions when they publicly raise the issue of dissident bodies and desires in Brazil from recent years. ...
Contido em
Porto arte : revista de artes visuais. Porto Alegre. Vol. 28, n. 49 (jul 2024); p. 39-67
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41833)Linguística, Letras e Artes (2852)
Este item está licenciado na Creative Commons License
