O uso do software PhyPhox em atividades experimentais de ciências
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Tipo
Outro título
The use of PhyPhox software in experimental science activities
El uso del software PhyPhox en actividades de ciencias experimentales
Assunto
Resumo
Neste trabalho, apresenta-se uma discussão sobre a evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade contemporânea, partindo de uma comparação entre a comunicação humana em diferentes fases históricas, a fim de justificar a importância da reflexão e utilização das TDIC para dentro da escola e em especial dos processos de ensino e aprendizagem. A literatura da área de Ensino aponta que as TDIC se apresentam como ferramentas de interesse do professor em sua prática ...
Neste trabalho, apresenta-se uma discussão sobre a evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na sociedade contemporânea, partindo de uma comparação entre a comunicação humana em diferentes fases históricas, a fim de justificar a importância da reflexão e utilização das TDIC para dentro da escola e em especial dos processos de ensino e aprendizagem. A literatura da área de Ensino aponta que as TDIC se apresentam como ferramentas de interesse do professor em sua prática profissional, uma vez que são instrumentos próximos da realidade dos estudantes que adentram a educação básica brasileira. Partindo dessa premissa, busca-se ainda fomentar o diálogo entre a utilização das TDIC como instrumentos culturais, utilizando o referencial histórico-cultural de Vigotski. Por fim, discute-se a apresenta-se um softwareenquanto recurso didático para atividades didáticas experimentais investigativas, o qual tem potencial para o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores. ...
Abstract
In this work, a discussion is presented on the evolution of Digital Information and Communication Technologies (DIT) in contemporary society, starting from a comparison between human communication in different historical phases, in order to justify the importance of reflection and use of TDIC into the school and especially the teaching and learning processes. The literature in the area of Teaching points out that TDIC are presented as tools of interest to teachers in their professional practice ...
In this work, a discussion is presented on the evolution of Digital Information and Communication Technologies (DIT) in contemporary society, starting from a comparison between human communication in different historical phases, in order to justify the importance of reflection and use of TDIC into the school and especially the teaching and learning processes. The literature in the area of Teaching points out that TDIC are presented as tools of interest to teachers in their professional practice, since they are instruments close to the reality of students who enter Brazilian basic education. Based on this premise, we also seek to encourage dialogue between the use of TDIC as cultural instruments, using Vygotsky's historical-cultural reference. Finally, software is discussed and presented as a teaching resource for investigative experimental teaching activities, which has potential for the development of Higher Psychological Functions. ...
Resumen
En este trabajo se presenta una discusión sobre la evolución de las Tecnologías de la Información y la Comunicación Digital (TID) en la sociedad contemporánea, a partir de una comparación entre la comunicación humana en diferentes fases históricas, con el fin de justificar la importancia de la reflexión y el uso de las TDIC en la la escuela y especialmente los procesos de enseñanza y aprendizaje. La literatura en el área de Enseñanza señala que los TDIC se presentan como herramientas de interés ...
En este trabajo se presenta una discusión sobre la evolución de las Tecnologías de la Información y la Comunicación Digital (TID) en la sociedad contemporánea, a partir de una comparación entre la comunicación humana en diferentes fases históricas, con el fin de justificar la importancia de la reflexión y el uso de las TDIC en la la escuela y especialmente los procesos de enseñanza y aprendizaje. La literatura en el área de Enseñanza señala que los TDIC se presentan como herramientas de interés para los docentes en su práctica profesional, ya que son instrumentos cercanos a la realidad de los estudiantes que ingresan a la educación básica brasileña. Partiendo de esta premisa, también buscamos fomentar el diálogo entre el uso de las TDIC como instrumentos culturales, utilizando el referente histórico-cultural de Vygotsky. Finalmente, se discute y presenta el software como un recurso didáctico para actividades docentes experimentales investigativas, que tiene potencial para el desarrollo de las Funciones Psicológicas Superiores. ...
Contido em
Revista Insignare Scientia. Cerro Largo, RS. Vol. 7, n. 3 (2024), p. 343-359
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41833)Ciências Exatas e da Terra (6275)
Este item está licenciado na Creative Commons License
