Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGoulart, Bruna Natiele Kemerichpt_BR
dc.contributor.authorPastorio, Dioni Paulopt_BR
dc.contributor.authorVidmar, Muryel Pyetropt_BR
dc.date.accessioned2025-02-21T06:52:14Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2250-6101pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287490pt_BR
dc.description.abstractApresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa bibliográfica em periódicos nacionais, de acesso gratuito, em Qualis A1, A2 e B1 do quadriênio 2013-2016, que buscou investigar as práticas docentes frente ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito do ensino de Física e Ciências, durante a pandemia de COVID-19. Identificamos as práticas docentes empregadas, destacando-se a utilização de metodologias ativas, como a sala de aula invertida com o auxílio de tecnologias no ensino de Física e Ciências durante o ensino remoto, como plataformas virtuais de aprendizagem. Com relação aos professores, percebemos a necessidade de ampliação da formação continuada, tendo em vista o fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem. Os resultados apontam ainda para a necessidade de aprofundarmos a investigação sobre os recursos tecnológicos articulados às metodologias de ensino. Ademais, argumentamos a necessidade de discutirmos os impactos e novas possibilidades que esse contexto pandêmico gerou nos processos educacionais.pt_BR
dc.description.abstractWe present and discuss the results of a bibliographical research in national journals, with free access, in Qualis A1, A2 and B1 of the four-year period 2013-2016, which sought to investigate teaching practices regarding the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the scope of Physics and Science teaching, during the COVID-19 pandemic. We identified the teaching practices employed, highlighting the use of active methodologies, such as the flipped classroom with the aid of technologies in the teaching of Physics and Science during remote teaching, as virtual learning platforms. With regard to teachers, we noticed the need to expand continuing education, with a view to strengthening the teaching and learning processes. The results also pointto the need to deepen the investigation on the technological resources articulated to the teaching methodologies. Furthermore, we argue for the need to discuss the impacts and new possibilities that this pandemic context has generated in educational processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 35, no. 1 (enero-jun. 2023), p. 17-26pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectRemote teachingen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectDICTen
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)pt_BR
dc.subjectTeaching practicesen
dc.subjectTeaching Physics and Scienceen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleO papel do professor diante das tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto do ensino remoto emergencial de Física e Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe role of the teacher in the face of digital information and communication technologies in the context of emergency remote teaching of Physics and Science en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001241424pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem