Mostrar el registro sencillo del ítem
O papel do professor diante das tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto do ensino remoto emergencial de Física e Ciências
| dc.contributor.author | Goulart, Bruna Natiele Kemerich | pt_BR |
| dc.contributor.author | Pastorio, Dioni Paulo | pt_BR |
| dc.contributor.author | Vidmar, Muryel Pyetro | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-02-21T06:52:14Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 2250-6101 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/287490 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Apresentamos e discutimos os resultados de uma pesquisa bibliográfica em periódicos nacionais, de acesso gratuito, em Qualis A1, A2 e B1 do quadriênio 2013-2016, que buscou investigar as práticas docentes frente ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no âmbito do ensino de Física e Ciências, durante a pandemia de COVID-19. Identificamos as práticas docentes empregadas, destacando-se a utilização de metodologias ativas, como a sala de aula invertida com o auxílio de tecnologias no ensino de Física e Ciências durante o ensino remoto, como plataformas virtuais de aprendizagem. Com relação aos professores, percebemos a necessidade de ampliação da formação continuada, tendo em vista o fortalecimento dos processos de ensino e aprendizagem. Os resultados apontam ainda para a necessidade de aprofundarmos a investigação sobre os recursos tecnológicos articulados às metodologias de ensino. Ademais, argumentamos a necessidade de discutirmos os impactos e novas possibilidades que esse contexto pandêmico gerou nos processos educacionais. | pt_BR |
| dc.description.abstract | We present and discuss the results of a bibliographical research in national journals, with free access, in Qualis A1, A2 and B1 of the four-year period 2013-2016, which sought to investigate teaching practices regarding the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the scope of Physics and Science teaching, during the COVID-19 pandemic. We identified the teaching practices employed, highlighting the use of active methodologies, such as the flipped classroom with the aid of technologies in the teaching of Physics and Science during remote teaching, as virtual learning platforms. With regard to teachers, we noticed the need to expand continuing education, with a view to strengthening the teaching and learning processes. The results also pointto the need to deepen the investigation on the technological resources articulated to the teaching methodologies. Furthermore, we argue for the need to discuss the impacts and new possibilities that this pandemic context has generated in educational processes. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Revista de ensenãnza de la física. Córdoba, Argentina. Vol. 35, no. 1 (enero-jun. 2023), p. 17-26 | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
| dc.subject | Remote teaching | en |
| dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
| dc.subject | DICT | en |
| dc.subject | Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) | pt_BR |
| dc.subject | Teaching practices | en |
| dc.subject | Teaching Physics and Science | en |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
| dc.title | O papel do professor diante das tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto do ensino remoto emergencial de Física e Ciências | pt_BR |
| dc.title.alternative | The role of the teacher in the face of digital information and communication technologies in the context of emergency remote teaching of Physics and Science | en |
| dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001241424 | pt_BR |
| dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (44377)Ciencias Exactas y Naturales (6546)

