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dc.contributor.advisorCalabró, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorSchumann, Lívia Rejane Miguel Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-15T06:58:28Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/285386pt_BR
dc.description.abstractA tese analisa o desenvolvimento dos periódicos científicos e seus processos de avaliação de qualidade, destacando como essa avaliação influencia a produção científica da pós-graduação stricto sensu brasileira. O objetivo geral desse estudo é mapear os diferentes fatores adotados para a avaliação de periódicos, tanto em modelos de avaliação de periódicos publicados em artigos científicos, quanto nos processos de seleção de veículos para a composição de bases indexadoras. A tese está organizada em forma de artigos científicos, conforme orientação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgEci). Cada uma dessas produções possui metodologias próprias, que são apresentadas no decorrer dos textos, e busca atender os objetivos geral e específicos estabelecidos nesse trabalho. É discutido o papel dos periódicos na comunicação científica, os modelos de avaliação baseados em indicadores de citação e os critérios qualitativos e quantitativos usados para qualificar periódicos. A pesquisa também aborda as fragilidades do modelo bibliométrico, com destaque para o Fator de Impacto, e sugere alternativas como a base OpenAlex, que tem demostrado potencial no desenvolvimento de pesquisas cienciométricas. A tese constata que a dificuldade na avaliação dos periódicos não está apenas na definição dos critérios, mas na sua aplicação prática e são propostos indicadores para cada dimensão de avaliação especificada. A pesquisa também sugere que as avaliações feitas por indexadores podem ser úteis, pois muitos dos critérios utilizados nos diferentes modelos de avaliação estudados já estão compreendidos entre os requisitos das bases indexadoras, o que poderia reduzir o esforço necessário para a avaliação. Além disso, é analisada a avaliação do Qualis Periódicos e o seu impacto nas publicações dos Programas de Pós-graduação (PPGs) nos anos posteriores. A conclusão principal da tese é que uma abordagem multifacetada, que combine diferentes métodos de análise, é a mais recomendada para avaliar periódicos de forma eficaz.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes the development of scientific journals and their quality assessment processes, highlighting how this assessment influences the scientific production of Brazilian stricto sensu graduate programs. The general objective of this study is to map the different factors adopted for the evaluation of journals, both in evaluation models of journals published in scientific articles and in the processes of selecting vehicles for the composition of indexing databases. The thesis is organized in the form of scientific articles, according to the guidelines of the Postgraduate Program in Science Education (PPgEci). Each of these productions has its own methodologies, which are presented throughout the texts, and seeks to meet the general and specific objectives established in this work. The role of journals in scientific communication, evaluation models based on citation indicators and the qualitative and quantitative criteria used to qualify journals are discussed. The research also addresses the weaknesses of the bibliometric model, with emphasis on the Impact Factor, and suggests alternatives such as the OpenAlex database, which has demonstrated potential in the development of scientometric research. The thesis finds that the difficulty in evaluating journals lies not only in defining the criteria, but in their practical application, and indicators are proposed for each dimension of evaluation specified. The research also suggests that evaluations carried out by indexers can be useful, since many of the criteria used in the different evaluation models studied are already included among the requirements of the indexing databases, which could reduce the effort required for the evaluation. In addition, the evaluation of Qualis Periódicos and its impact on the publications of Postgraduate Programs (PPGs) in subsequent years are analyzed. The main conclusion of the thesis is that a multifaceted approach, combining different analysis methods, is the most recommended for evaluating journals effectively.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPeriódico científicopt_BR
dc.subjectScientific journalsen
dc.subjectPós-Graduação : Brasilpt_BR
dc.subjectEvaluation criteriaen
dc.subjectCritérios de avaliaçãopt_BR
dc.subjectJournal qualificationen
dc.titleQualificação de periódicos científicos e o seu papel na pós-graduação stricto sensu do Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001241739pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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