Compreensão de estudantes formandos em Pedagogia na UFRGS acerca do Transtorno do Déficita de Atenção e Hiperatividade
View/ Open
Date
2024Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho de pesquisa investiga a compreensão de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acerca do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou um questionário aplicado aos graduandos do último semestre do curso, buscando explorar suas percepções sobre o transtorno, os prejuízos no processo de aprendizagem e as estratégias pedagógicas possíveis. Os resultados do questionário evidenciaram que ...
Este trabalho de pesquisa investiga a compreensão de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) acerca do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Com uma abordagem qualitativa, a pesquisa utilizou um questionário aplicado aos graduandos do último semestre do curso, buscando explorar suas percepções sobre o transtorno, os prejuízos no processo de aprendizagem e as estratégias pedagógicas possíveis. Os resultados do questionário evidenciaram que, embora os estudantes demonstrem um conhecimento básico em comum sobre os principais aspectos do TDAH, como desatenção e impulsividade, há lacunas significativas em relação a estratégias inclusivas e práticas pedagógicas específicas. A formação teórica apresentada no curso mostrou-se relevante, mas a pesquisa sugere a necessidade de maior integração entre teoria e prática. As contribuições desta pesquisa demonstram que a ampliação de disciplinas e atividades práticas focadas no TDAH pode contribuir para formar professores mais preparados para auxiliar alunos com o transtorno, o que contribui para a promoção de uma educação mais inclusiva. Junto a isso, algumas limitações como o número reduzido de participantes e a abrangência geográfica foram consideradas, assim, apontando para a necessidade de investigações futuras em contextos mais amplos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
