Educação básica e as relações étnico-raciais : avaliação do livro didático de Geografia após a implementação da Lei 10639-03
dc.contributor.advisor | Costella, Roselane Zordan | pt_BR |
dc.contributor.author | Martini, Rafaela Bellissimo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-05T06:37:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/284697 | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo Identificar e refletir sobre um conjunto de obras literárias didáticas do Ensino Fundamental anos finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) aprovada no último Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2024, observando a pertinência da Lei 10.639/2003 para uma melhor compreensão de como a disciplina de Geografia aborda a “História e Cultura Afro-Brasileira”. O método utilizado foi a reflexão qualitativa de conteúdos selecionados de livros didáticos amplamente adotados nas escolas de Educação Básica. Os resultados mostram que, embora haja um aumento na inclusão de temas relacionados à cultura afro-brasileira, ainda persistem lacunas significativas na profundidade e na diversidade dessa abordagem. A maioria dos livros analisa superficialmente as contribuições afro-brasileiras, sem promover uma discussão crítica sobre as relações raciais e suas implicações na sociedade contemporânea. Conclui-se que, apesar dos avanços significativos decorrentes da legislação, é essencial que as editoras e os educadores façam um esforço consciente para integrar de forma mais eficaz esses temas nos currículos, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa. O fortalecimento das relações étnico-raciais no ambiente escolar é crucial para a formação de uma consciência crítica e para a valorização da diversidade cultural. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research aims to evaluate the approach to ethnic-racial relations in the Geography textbook, after the implementation of Law 10.639/03, which makes the teaching of Afro-Brazilian History and Culture mandatory in schools. The method used was the qualitative analysis of content selected from textbooks widely adopted in Basic Education schools. The results show that, although there is an increase in the inclusion of themes related to Afro-Brazilian culture, there are still significant gaps in the depth and diversity of this approach. Most books superficially analyze Afro-Brazilian contributions, without promoting a critical discussion about race relations and their implications in contemporary society. It is concluded that, despite the significant advances resulting from legislation, it is essential that publishers and educators make a conscious effort to more effectively integrate these themes into curricula, promoting a more inclusive and equitable education. Strengthening ethnic-racial relations in the school environment is crucial for the formation of critical awareness and the appreciation of cultural diversity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Basic education | en |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Geography | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations | en |
dc.subject | Textbook | en |
dc.subject | Relações étnicas e raciais | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.title | Educação básica e as relações étnico-raciais : avaliação do livro didático de Geografia após a implementação da Lei 10639-03 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001240893 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
TCC Geografia (479)