Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Mauríciopt_BR
dc.contributor.authorEsquincalha, Agnaldo da Conceiçãopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Erikah Pintopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-01T06:57:14Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn2359-2842pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284563pt_BR
dc.description.abstractEsse artigo discute teoricamente a problemática de gênero, em específico,relativaàs vivências depessoas trans e travestis na sociedade, a ser transposta,estranhadae queerizadaem aulas de matemática. Para isso, assumimos a vertente teórica da Teoria Queer e a concepção de (des)ordens da (re)invenção, de modo que, por meio de produtos cinematográficos, evidenciamos questões de ordem estrutural e trazemos à tona proposições de problematização da temática gênero em possibilidades de discussão em aulas de matemática. Como resultados, assumimos que há possibilidades de debate, reflexão, luta, (re)existência e resistência em relação a temáticas trans,quando a aula de matemática, entre outras, se põe a educar pela(s)matemática(s),podendo gerar responsabilidade social e héxispolítica de todes em um ambiente educativo, quiçá social,de modo geralpt_BR
dc.description.abstractThis article theoretically discusses the gender issue, specifically, regarding the experiences of trans peopleand transvestites in society, to be transposed, estranged and queered in mathematicsclasses.For this, we assume the theoretical aspect of Queer Theory and the conception of (dis)orders of (re)invention, so that, through cinematographic products, we highlight structural issues and bring to light propositions for problematizing the theme gender in discussion possibilities in mathematics classes. As results, we assume that there are possibilities for debate, reflection, struggle, (re)existence and resistance in relation to trans themes when the mathematics class, among others, begins to educate through math(s), which can generate social responsibility and political hexis for all in an educational environment, perhaps social environments in general way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS. Vol. 17, n. 47 (2024), p. 1-28pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectTravestilityen
dc.subjectTransgenderityen
dc.subjectCinemaen
dc.subjectTransposing problemsen
dc.titleTranspondo o problema de gênero : a questão trans – o que a matemática e o cinema têm a ver com isso?pt_BR
dc.title.alternativeTransposing the Gender Problem : the question on trans -what do mathematics and Cinema have to position about it?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001240016pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples