Transpondo o problema de gênero : a questão trans – o que a matemática e o cinema têm a ver com isso?
Visualizar/abrir
Data
2024Tipo
Outro título
Transposing the Gender Problem : the question on trans -what do mathematics and Cinema have to position about it?
Assunto
Resumo
Esse artigo discute teoricamente a problemática de gênero, em específico,relativaàs vivências depessoas trans e travestis na sociedade, a ser transposta,estranhadae queerizadaem aulas de matemática. Para isso, assumimos a vertente teórica da Teoria Queer e a concepção de (des)ordens da (re)invenção, de modo que, por meio de produtos cinematográficos, evidenciamos questões de ordem estrutural e trazemos à tona proposições de problematização da temática gênero em possibilidades de discussão em au ...
Esse artigo discute teoricamente a problemática de gênero, em específico,relativaàs vivências depessoas trans e travestis na sociedade, a ser transposta,estranhadae queerizadaem aulas de matemática. Para isso, assumimos a vertente teórica da Teoria Queer e a concepção de (des)ordens da (re)invenção, de modo que, por meio de produtos cinematográficos, evidenciamos questões de ordem estrutural e trazemos à tona proposições de problematização da temática gênero em possibilidades de discussão em aulas de matemática. Como resultados, assumimos que há possibilidades de debate, reflexão, luta, (re)existência e resistência em relação a temáticas trans,quando a aula de matemática, entre outras, se põe a educar pela(s)matemática(s),podendo gerar responsabilidade social e héxispolítica de todes em um ambiente educativo, quiçá social,de modo geral ...
Abstract
This article theoretically discusses the gender issue, specifically, regarding the experiences of trans peopleand transvestites in society, to be transposed, estranged and queered in mathematicsclasses.For this, we assume the theoretical aspect of Queer Theory and the conception of (dis)orders of (re)invention, so that, through cinematographic products, we highlight structural issues and bring to light propositions for problematizing the theme gender in discussion possibilities in mathematics c ...
This article theoretically discusses the gender issue, specifically, regarding the experiences of trans peopleand transvestites in society, to be transposed, estranged and queered in mathematicsclasses.For this, we assume the theoretical aspect of Queer Theory and the conception of (dis)orders of (re)invention, so that, through cinematographic products, we highlight structural issues and bring to light propositions for problematizing the theme gender in discussion possibilities in mathematics classes. As results, we assume that there are possibilities for debate, reflection, struggle, (re)existence and resistance in relation to trans themes when the mathematics class, among others, begins to educate through math(s), which can generate social responsibility and political hexis for all in an educational environment, perhaps social environments in general way. ...
Contido em
Perspectivas da educação matemática. Campo Grande, MS. Vol. 17, n. 47 (2024), p. 1-28
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41833)Ciências Humanas (7260)
Este item está licenciado na Creative Commons License
