"Não sei desenhar" : estratégias para a ampliação do conceito de desenho na escola
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa problematiza o ensino do desenho no contexto escolar. Sempre tive o interesse por desenhar, entretanto, esta ação teve altos e baixos, e em muitos momentos sentia que eu não sabia desenhar. Percebi, em meus estágios de docência, que este sentimento é compartilhado por muitos estudantes nas escolas e que o ensino do desenho ainda é muito parecido com as aulas que eu tive enquanto aluna na Educação Básica. Assim, busquei em autoras como Iavelberg, Derdyk e Martins auxílio para compr ...
Esta pesquisa problematiza o ensino do desenho no contexto escolar. Sempre tive o interesse por desenhar, entretanto, esta ação teve altos e baixos, e em muitos momentos sentia que eu não sabia desenhar. Percebi, em meus estágios de docência, que este sentimento é compartilhado por muitos estudantes nas escolas e que o ensino do desenho ainda é muito parecido com as aulas que eu tive enquanto aluna na Educação Básica. Assim, busquei em autoras como Iavelberg, Derdyk e Martins auxílio para compreender como o desenho está presente nas aulas de Artes e como pensar o seu ensino de modo distinto. A partir dos estudos teóricos, foram realizadas algumas experimentações durante o estágio de docência que buscaram desconstruir e ampliar concepções de desenho. Por fim, entendo a importância em seguir desenvolvendo pesquisas e ações nesta direção mesmo que este tema já tenha sido bastante explorado, visto que há um distanciamento entre estudos acadêmicos e a prática escolar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (694)
Este item está licenciado na Creative Commons License
