Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.date.accessioned2011-03-26T06:01:20Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0871-9187pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28237pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo é a apresentação de uma análise de aulas do Ensino Fundamental em escolas públicas brasileiras, inicialmente registradas em vídeo, com o intuito de analisar as formas como o conhecimento escolar é tomado como um objeto em espaço e tempo determinados. Foram feitas análises de fragmentos do discurso em sala de aula de quatro seqüências pedagógicas. Evidenciou-se a acentuada topologização do conhecimento escolar, considerando a escrita da lousa e dos textos em papel, sobre a qual incidia a referência dêitica espacial constante. O conhecimento escolar também se mostrou temporalizado, como uma seqüência a ser percorrida, através das marcas dos tempos verbais, dos dêiticos e marcadores temporais. A temporalização e a espacialização dos conteúdos escolares funcionam como dispositivos de produtividade que situam o sujeito-aluno num dado percurso e falam de sua posição nele, apontando-lhe simultaneamente os objetos dos quais ele deve se apropriar para seu conveniente posicionamento na carreira pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThis paper intends to present an analysis of classes in Elementary Brazilian Schools. At first, these classes were video-recorded with the purpose of evaluating how the school knowledge is taken as an object in specific spaces and time. There were analyzed fragments of the classroom discourse in four pedagogical sequences. When board and paper texts, on which the continuous spatial deictic reference was incident, were considered, it became evident a strong topology of the school knowledge. The school knowledge was also revealed as something temporal, a sequence to go by, through marks of verbal tenses, through deictic and temporal marks. The temporality and spatiality of the school subjects act as productivity devices, which situate the subject-student at a determined course, and tell about his situation within it, pointing simultaneously at the objects he must appropriate for his convenient positioning in the pedagogical career.en
dc.description.abstractÀ partir d’enregistrements vidéo, cette étude présente une analyse des cours de l’Enseignement Fondamental dans les écoles publiques brésiliennes visant à établir comment la connaissance scolaire est prise comme objet dans un espace et un temps déterminés. Des analyses de fragments de discours en salle de classe ont été réalisées pour quatre séquences pédagogiques. L’écriture, aussi bien au tableau que sur papier, présentait une référence déictique spatiale constante mettant en relief la forte topologisation de la connaissance scolaire, laquelle s’est également avérée temporalisée, comme une séquence à parcourir au travers de marques de temps verbaux, de déictiques et de marqueurs temporels. Cette spatialisation et cette temporalisation des contenus scolaires fonctionnent comme des dispositifs de productivité qui non seulement situent le sujet-élève sur un parcours déterminé et expriment sa position sur ce parcours, mais encore lui indiquent les objets qu’il doit s’approprier pour se positionner convenablement dans son cheminement pédagogique.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista portuguesa de educação. Braga, Portugal. Vol. 16, n. 2 (2003), p. 177-196pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleTempo, espaço e conhecimento escolar : uma análisept_BR
dc.title.alternativeTime, space and schoolknowledge- an analysis en
dc.title.alternativeTemps, escape et connaissance scolaire- une analyse fr
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000442737pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples