Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMeira, Ricardo Radaellipt_BR
dc.contributor.authorWeiand, Augustopt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.contributor.authorBigolin, Marciopt_BR
dc.contributor.authorMotz, Reginapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-22T06:56:02Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281418pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute a importância da escrita para a expressão e comunicação, enfocando seu papel no desenvolvimento escolar e social dos estudantes em todas as fases educacionais. A utilização da analítica de aprendizagem, impulsionada pelo progresso tecnológico, oferece uma oportunidade para compreender e enfrentar desafios na aprendizagem da escrita de maneira mais eficaz. O estudo apresentado discute o avanço da analítica de aprendizagem, destacando o surgimento da analítica da escrita como um campo especializado. Os dados da pesquisa foram coletados de trabalhos de alunos universitários e analisados por meio de métricas do NILC-Metrix, revelando uma correlação significativa entre a maioria das métricas e os conceitos atribuídos aos trabalhos. O estudo contribui para a compreensão de indicadores que podem estar relacionados à qualidade textual e enfatiza o interesse em explorar possibilidades de orientação de práticas pedagógicas com base nesses indicadores.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses the importance of writing for expression and communication, emphasizing its role in the academic and social development of students at all educational stages. The use of learning analytics, driven by technological advancements, provides an opportunity to understand and address challenges in writing instruction more effectively. The presented study discusses the advancement of learning analytics, high lighting the emergence of writing analytics as aspecialized field. Research data were collected from university students' works and analyzed using metrics from NILC-Metrix, revealing a significant correlation between most metrics and the assigned grades. The study contributes to the understanding of indicators that may be related to textual quality and emphasizes the interest in exploring possibilities for guiding pedagogical practices based on these indicators.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 21, n. 2 (dez. 2023), p. 342-351pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning analyticsen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectWriting instructionen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectWriting analyticsen
dc.titleA analítica da escrita para identificação de indicadores de qualidade textualpt_BR
dc.title.alternativeWriting analytics for identifying indicators of textual quality en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001209507pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem