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Relação entre sinais enunciativos de aquisição da linguagem e a avaliação de linguagem pela escala Bayley III aos 24 meses
dc.contributor.author | Oliveira, Luciéle Dias | pt_BR |
dc.contributor.author | Moraes, Anaelena Bragança de | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Sabrina Felin | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Inaê | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Ana Paula Ramos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T06:45:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-1782 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281311 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo Analisar a correlação entre resultados obtidos no Sinais Enunciativos de Aquisição da Linguagem (SEAL) e na Escala Bayley III e comparar bebês com e sem atraso na aquisição da linguagem aos 24 meses no desempenho obtido por ele e sua mãe no SEAL dos 3 aos 24 meses. Método A coleta do SEAL constou de filmagens de 45 bebês, realizadas nas faixas etárias de 3 a 24 meses em interação com suas mães, com duração de 15 minutos, que foram avaliados por duas fonoaudiólogas treinadas no uso do SEAL. Aos 24 meses, os 45 bebês foram avaliados pela Escala Bayley III e selecionado o item linguagem para classificá-los com e sem atraso. Sobre tais resultados realizaram-se as análises estatísticas com o teste de correlação de Pearson e o teste exato de Fisher. Resultados Obtiveram-se as médias de sinais no desenvolvimento típico que foi 18 sinais e, em casos de atraso, a média foi de 12 sinais. Na comparação da relação de presença e ausência dos sinais entre os grupos com e sem atraso na aquisição da linguagem, oito sinais do bebê e um da mãe diferiram estatisticamente na amostra. O fator materno apresentou-se tão importante quanto o infantil na compreensão do funcionamento de linguagem dos bebês na análise realizada com o SEAL nos casos de atraso. Conclusão Houve correlação significativa entre o desempenho no SEAL entre 3 e 24 meses e o desfecho de linguagem aos 24 meses avaliado pela Escala Bayley III nesta amostra. | pt_BR |
dc.description.abstract | Purpose To analyze the correlation between the results obtained on the SEAL and the Bayley III Scale and compare babies with and without delay in language acquisition at 24 months concerning the performance obtained by them and their mothers on the SEAL from 3 to 24 months. Methods The SEAL collection consists of 15-minute footages of 45 babies aged from 3 to 24 months old in interaction with their mothers, who were assessed by two trained speech therapists for the use of the SEAL. At 24 months, the 45 babies were assessed using the Bayley III Scale and the item language was selected to classify them with and without delay. These results were statistically analyzed through a Pearson’s correlation test and a Fisher's exact test. Results In average, eighteen signs of typical development as we obtained, while a mean of 12 delay signs were found. By comparing the presence and absence of signs between the groups with and without delay in language acquisition, eight signs from the baby and one from the mother differed statistically in the sample. The analysis using the SEAL for cases of delay showed that the maternal factor was as important as the infant factor to understand the babies’ language functioning. Conclusion There was a significant correlation between the SEAL performance from 3 to 24 months and the language outcome at 24 months assessed by the Bayley III Scale in this sample. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | CoDAS. São Paulo. Vol. 35, n. 3 (2023), e20210221, p. 1-7 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Avaliação da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Language | en |
dc.subject | Development | en |
dc.subject | Aquisição da linguagem | pt_BR |
dc.subject | Risk factors | en |
dc.subject | Fatores de risco | pt_BR |
dc.subject | Bebês | pt_BR |
dc.subject | Childhood | en |
dc.subject | Assessment | en |
dc.subject | Enunciação | pt_BR |
dc.title | Relação entre sinais enunciativos de aquisição da linguagem e a avaliação de linguagem pela escala Bayley III aos 24 meses | pt_BR |
dc.title.alternative | Relationship between enunciative signs of language acquisition and language assessment through the Bayley III scale at 24 months | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001209484 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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