Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSales, Eric Souzapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Flávia Maria Teixeira dospt_BR
dc.date.accessioned2024-10-26T06:55:59Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2447-6099pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280538pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho relata a utilização da metodologia de Estudo de Caso em duas turmas de Ensino Técnico no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Durante a implementação foram produzidosos dados, mediante as anotações em diário de campodo professor-pesquisador referentes ao uso da metodologia de Estudos de Caso, a autoavaliação por meio de um questionário tipo Likert, a socialização das soluções dos alunos para os problemas e suas reflexões, que foram analisados qualitativa e quantitativamente. As soluções propostas para o caso foram organizadas em quatro categorias: identificação e definição do problema; levantamento de questões; pesquisa bibliográfica; emprego dos conceitos químicos na solução do problema, e soluções apresentadas. As análises revelaram que os estudantes utilizaram mais de uma estratégia para resolver o problema e estes relatam que aprenderam novos conhecimentos destacando as diferenças com outras metodologias utilizadas.pt_BR
dc.description.abstractThis paper reports the use of the Case Study methodology in two classes of Technical Education at the Federal Institute of Rio Grande do Sul (IFRS). During the achievement, the data for the analysis were collected. The teacher-researcher's notes regarding the use of the Case Study methodology, the self-assessment through a Likert-type questionnaire, the socialization of students' solutions to the problems and their reflections were analyzed qualitatively and quantitatively. The proposed solutions were organized in four categories: Identification and definition of the problem. Survey of questions; Bibliographic research; Use of chemical concepts in the solution of the problem; Solutions presented. The analyses showed that the students used more than one strategy to solve the problem and they had the impression that they learned new knowledge emphasizing being different from other methodologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREDEQUIM - Revista Debates em Ensino de Química. Pernambuco. Vol. 8, n.1 (2022), p. 72-87pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCase Studyen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectTeaching Methodologyen
dc.subjectChemistry Teachingen
dc.title"A doença de milena”: um estudo de caso no ensino de química um estudo exploratóriopt_BR
dc.title.alternative"Milena's disease”: a case study in chemistry teaching an exploratory studyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001206723pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples